Conexões digitais podem alavancar número de vendas no varejo; saiba mais

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Supermercados podem crescer no ambiente digital e acertar na forma de captação de clientes

Supermercados brasileiros podem se beneficiar enormemente com algum modelo de marketplace, que está em expansão no país. Esse tipo de plataforma oferece a possibilidade de capitalizar consumidores pela tela do celular, realizar as vendas, promover uma experiência diferente do comum e garantir a fidelização. Segundo ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), cerca de 68 milhões de brasileiros dos 158 milhões que possuem acesso a internet, realizam compras em marketplace.

Quem defende a estratégia do campo virtual para os supermercados é Lucas Azevedo, head de produto da Juntos Somos Mais, que comentou sobre o processo de digitalização no consumo, “essa tendência acelerou na pandemia e mostrou que, assim como os consumidores finais, os negócios também estão buscando experiências de compra mais ágeis e personalizadas. Isso abre espaço para que supermercados explorem as vantagens desses marketplaces para aumentar sua eficiência e responder às novas demandas do mercado”, explicou.

À medida que os marketplaces se tornam mais competitivos, se consolidam como uma ferramenta estratégica essencial para atrair e reter clientes. A tendência de marketplaces especializados também é outro ponto que está em ascensão, com 35% dos consumidores optando por comprar em supermercados mais nichados, que oferecem produtos e experiências adaptadas às suas necessidades específicas, conforme dados da McKinsey & Company.

“Os marketplaces permitem que as marcas criem conexões mais profundas com seus clientes, oferecendo ofertas segmentadas, recomendações personalizadas e experiências de compra mais envolventes”, destaca, apontando para a diferença entre um canal de venda mais “popular” e um mais nichado. “Além disso, os marketplaces que investem em nichos específicos têm uma vantagem competitiva ao atender de maneira eficaz demandas mais focadas, oferecendo produtos diferenciados e suporte especializado”, promovendo a experiência do cliente.

Azevedo ressalta que no ambiente digital é possível investir em promoções e cupons de descontos para reter clientes e que essas ferramentas se tornam fundamentais para as vendas, “tanto no curto quanto no longo prazo”, pois é um estímulo ao consumo e à procura de alguma novidade no mix do supermercado. “São os produtos com maior margem de lucro que podem ser explorados no ambiente digital, aqueles que fogem do dia a dia”, destacou.

Supermercadistas, como está a estratégia de vocês para o uso do marketplace?

Por Publicado em: 30 de outubro de 20240 Comentários