Idosos podem superar público jovem dos supermercados, diz pesquisa
Levantamento da Kroger apontou que em 2034, a população idosa deve superar o público com menos de 18 anos, e indica mudanças no varejo
Uma série de pesquisas conduzidas pela 84.51º, agência de dados e mídia da consultoria Kroger, apontou que o público de idosos com mais de 65 anos deve superar a presença dos jovens com menos de 18 anos até 2034. E destacou que o varejo será um dos segmentos que mais sentirá o impacto dessa mudança.
“O tamanho das famílias pode diminuir para alguns consumidores mais velhos à medida que os filhos crescem e os casais enfrentam divórcios ou viuvez mais tarde na vida”, afirmou Katarina Weil, consultora líder da 84.51º, sobre a pesquisa. Ela ainda ressaltou a missão dos jovens em atuar como cuidadores de seus parentes envelhecidos.
A pesquisa da 84.51º apontou que a população mais velha fará menos viagens, menos compras para o lar e diminuirá a frequência das idas aos supermercados, shoppings e outras lojas de varejo. O levantamento apontou que compradores entre 19 e 24 anos fazem aproximadamente 34,3% mais idas aos supermercados do que os compradores com 75 anos ou mais. Nesse cenário “Para os varejistas, isso torna as conversões em loja cada vez mais importantes”, diz Weil.
“A gestão dos tamanhos das cestas e a facilitação das compras para os idosos devem se tornar prioridades”, avalia Weil, indicando a necessidade das marcas fazerem o mapeamento completo do consumo, com novas realidades demográficas e condições socioeconômicas. “Embalagens, rótulos e ingredientes podem precisar se adaptar às mudanças nas habilidades físicas e nas condições de saúde. O marketing e a publicidade devem falar com os consumidores mais velhos”, completou.
Universidade cria cartilha para o varejo
Uma pesquisa feita pela Universidade de Hertfordshire descobriu que os idosos enfrentam uma “ampla gama de fatores que trabalham contra eles ao obter e comprar alimentos”. Algumas dessas barreiras são a nutrição, os benefícios das compras de alimentos voltados para os idosos, e a oferta escassa de interação social.
Para isso, a Universidade de Hertfordshire, desenvolveu uma cartilha que indica sugestões para o atendimento especial a idosos. No estudo, a instituição ressalta a importância da “interação com integração” da população idosa ao afirmar que: “Os idosos disseram (na pesquisa) que valorizam a chance de interagir com a equipe ou outros compradores”, veja alguns pontos:
- Fornecer mais áreas de assento amplas ou pontos de descanso;
- Organizar eventos de almoço voltados para os idosos nos cafés das lojas;
- Investir em treinamento de funcionários ou considerar a criação do esquemas de “amigo de compras” com voluntários para ajudar os compradores que precisam de ajuda para alcançar itens nas prateleiras ou carregar sacolas até a porta; uma boa alternativa encontrada pelos supermercados brasileiros foi o ‘fila longa’, em que o caixa de supermercado interage com os compradores;
- Oferecer algumas alternativas de desconto que apoiem compras menores para complementar as ofertas “compre um, leve outro” focadas na família;
- Fornecer mais alimentos em tamanhos de embalagem menores sem penalidade financeira;
- Abordar os desafios das compras online para aqueles que têm dificuldade em sair de casa.