2ª Reunião de 2024 do Conselho Diretor da ASSERJ destaca o bom desempenho das vendas de supermercados
Os dados foram um dos assuntos na pauta do encontro mensal dos conselheiros, que contou com a presença de 21 associados
Liderada pelo presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, a segunda reunião do Conselho Diretor foi em clima de comemoração dos resultados do ano passado. De acordo com os dados do IBGE, apresentados pelo consultor Willian Figueiredo, apurou-se uma alta de 5,4% nas vendas do mês de dezembro, no Rio de Janeiro. Em 2023, os números indicaram um aumento de 5,5% nas vendas dos supermercados fluminenses e 5,9% nos atacadistas.
No que diz respeito à geração de emprego, os supermercados registraram 3.247 contratações e os atacadistas 2.839, o melhor resultado em quatro anos. Considerando todo Brasil, o setor fluminense teve o quarto melhor desempenho, atrás de São Paulo (+5.526), Minas Gerais (+5.033) e Ceará (+4.452).
Outro assunto relevante da pauta foi a vitória da ASSERJ no Projeto de Lei 2744/2023, que internaliza o ROT. “Conseguimos prorrogar esta obrigação por mais cinco meses. Fizemos uma articulação bem-sucedida com o Governo do Estado e a chance de o projeto passar como queremos é muito grande”, explica Fábio Queiróz.
Na sequência, o presidente anunciou os keynotes da 34ª edição da SRE: Walter Longo, Edmour Saiani, João Branco e Diego Ribas. Queiróz destacou a importância da feira para o setor e reforçou o convite para a participação dos compradores das redes de supermercados associadas. Na SRE, serão apresentadas as últimas novidades da indústria com excelentes oportunidades de negócios. Nesta edição, o Pavilhão 4 do Riocentro abrigará a Experience Square. Um espaço interativo e de experiências onde grandes marcas do mercado como Coca-Cola, JBS, Jundiá, Chinezinho, entre outras, apresentarão seus produtos explorando novas formas de relacionamento.
Também foram discutidas questões jurídicas, de segurança pública, carga e descarga de produtos (restrições à circulação de caminhões na Avenida Brasil) e novas formas de monetização. O diretor-geral do Prezunic, Gerson Estevam da Cruz, falou sobre a tendência do retail media, muito utilizado na Europa e nos Estados Unidos, que prevê a comercialização de espaços dentro da área de venda dos supermercados.
O encontro reuniu 21 representantes dos supermercados Mundial, Zona Sul, Prezunic, Princesa, Hortifruti, Bramil, Prix, Dom, Grand Marché, Supermarket, entre outros.