Supermercados adotam iniciativas sustentáveis
O setor supermercadista está atento à preocupação internacional com a preservação dos recursos naturais. Tanto que empresas do segmento têm investido em iniciativas sustentáveis. Na semana em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, medidas contra o desperdício de alimentos, de água e de energia estão entre as ações de destaque adotadas por supermercados.
O Hortifruti Natural da Terra é uma das empresas do setor supermercadista que procuram incluir a sustentabilidade na sua rotina. A rede fez uma parceria com a start-up Food To Save, que tem como objetivo combater o desperdício alimentar. Na iniciativa, são selecionados alimentos que estão próximos do vencimento e já sairiam do ponto de venda, seguindo o procedimento padrão da companhia. Esses produtos são, então, disponibilizados no aplicativo da Food To Save com até 50% de desconto. A prática está presente em 52 lojas e já ajudou a reverter o desperdício de mais de 69 toneladas de alimentos.
“É necessário ter consciência de todo o processo de produção e, a partir dele, criar mecanismos que reduzam o desperdício, de forma a repensar, se necessário, a forma de operar”, afirma Mariana Arrivabene, especialista de sustentabilidade da Rede Hortifruti Natural da Terra. “Mas é importante ressaltar também que a redução do desperdício pode ser vista através do olhar da responsabilidade social e ser transformada em doação, através de um banco de alimentos, por exemplo. O que seria desperdiçado vira alimento na mesa de quem precisa”, acrescenta.
Além da parceria com a Food To Save, há outras práticas adotadas pelo Hortifruti contra o desperdício alimentar. Na Gôndola Pegar ou Pegar, produtos próximos ao vencimento são selecionados em uma gôndola especial com a data de validade explícita para o cliente, estimulando o consumidor ao consumo imediato e com desconto de até 50%. Há também uma equipe que analisa o nível de maturidade dos alimentos, separando aqueles que vão para as bancas daqueles que já estão maduros o suficiente para a produção de sucos, sopas e saladas prontas.
O Hortifruti conta ainda com parcerias com bancos de alimentos, como o Mesa Brasil, do Rio de Janeiro, e o Prato Cheio, de São Paulo, para onde são feitas doações de alimentos. Pelo Prato Cheio, só no ano passado, já foram mais de 12 toneladas de alimentos doados, mais de 62 mil refeições complementadas, mais de oito mil pessoas atingidas e diversas instituições beneficiadas.
Para a Cencosud Brasil, a preservação do meio ambiente também é prioridade. No ano passado, o grupo, do qual as redes Prezunic, Bretas, GBarbosa, GIGA Atacado, Mercantil Atacado, Perini e Spid fazem parte, criou um comitê de ESG (Environmental, Social and Governance), estabelecendo governança corporativa, planeta, produto e pessoas como pilares de atuação.
Uma das práticas sustentáveis adotadas pelo grupo acontece no Prezunic de Botafogo, que tem um sistema inteligente para monitorar em tempo real e corrigir o consumo de água. A loja conta ainda com o acompanhamento de uma consultoria especializada, que busca possíveis vazamentos na unidade, realiza regulagem de torneiras e outros componentes e promove ações de conscientização com a equipe. Já nos primeiros quatro meses, a loja conseguiu uma economia média de 36,7% no consumo de água.
A reciclagem de vidro é mais uma iniciativa da Cencosud Brasil. Este ano, as redes Prezunic, GBarbosa, Mercantil Atacado e Bretas firmaram uma parceria com a Heineken e o grupo Seiva, para instalar máquinas de reciclagem em 21 lojas, nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Goiás. Somente no primeiro trimestre de 2023, cerca de 1,4 tonelada de vidro foi coletada.
Reciclagem de lâmpadas; uso de balcões do modelo plug-in (97,5% deles), que economizam energia; doação de mais de 59 toneladas de alimentos para o programa Mesa Brasil; e coleta de óleo de cozinha usado em todas as lojas do Prezunic são outras ações sustentáveis do grupo.