Supermercados ainda exploram pouco o potencial do marketing de conteúdo
Rádio, TV, mídias digitais – não importa o meio: a comunicação com o cliente deve ir além da divulgação de preços e da oferta de produto. E o setor supermercadista deve se atentar para a grande oportunidade, ainda pouco explorada, de gerar um marketing de conteúdo apropriado a cada canal. Essa foi uma das mensagens do painel “A comunicação empresarial atual e do futuro”, que abriu a programação do auditório principal no último dia da 30ª Super Rio Expofood.
Com a mediação de Cynthia Vale, gerente de marketing do SuperPrix Supermercados, os painelistas Silvana Ramiro, da TV Globo, Clóvis Monteiro e Mário Belisário, da Rádio Tupi, e o diretor comercial e de Marketing do Centro Universitário Celso Lisboa, Felipe Borba, mostraram como suas empresas estão se adaptando às novas exigências de consumo em um mundo extremamente conectado.
“Chamamos de ´consumidor três telas´, aquele que assiste TV, ao mesmo tempo em que mexe no celular e está com um tablet no colo. Ele deve ser impactado pela sua marca em todas essas telas”, disse Felipe Borba.
A importância da experiência Crossmedia, ou seja , a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline, foi ressaltada pelos painelistas da rádio Tupi.
Plataformas digitais
“O rádio se modernizou e estamos em todas as plataformas digitais, com retransmissão pelo Facebook e pelo site da Tupi, com lives feitas pelas câmeras em estúdio. Mas, não abandonamos a fidelidade dos ouvintes que estão conosco há muito tempo. Temos uma audiência impressionante, com meio milhão de pessoas escutando o rádio por minuto na parte da manhã”, disse Clóvis Monteiro.
Por isso mesmo, os supermercados tradicionalmente investem bastante na divulgação em rádios. “É uma tradição o consumidor ligar o radio para ouvir promoções. Vários produtos que são lançados no mercado do Rio são divulgados primeiramente em nossa programação, a partir da voz do radialista”, comentou Mário Belisário.
Silvana Ramiro também ressaltou a importâncias das mídias tradicionais, especialmente em época das chamadas “fake news”. “Ainda somos o canal de comunicação que o espectador sente confiança”, disse a apresentadora do Bom Dia Rio.
Independentemente da tecnologia, a mensagem não pode deixar de levar em conta a humanização do consumidor. Encantar o cliente, ouvir os seus anseios é parte fundamental da comunicação na atualidade. “Agir com transparência é o pulo do gato das empresas. Reconhecer o erro é extremamente importante e isso ainda não é um hábito nas grandes redes varejistas. Vamos chegar em uma era em que a reputação vai ser a primeira coisa que a o consumidor irá consultar antes de comprar. Isso já acontece no ecommerce e vai acontecer com as lojas físicas”, projetou Borba.