3 indicadores que todo supermercadista deve monitorar

Se você é supermercadista, não importa o tamanho de sua loja, ou há quantos anos atua no setor, existem 3 indicadores que são essenciais para acompanhar a evolução do negócio. Conversamos com o consultor de varejo, Marco Quintarelli, que explica cada um deles:

1 – Controle do ticket médio

É o valor médio das vendas de um supermercado. Para chegar nesse índice, é preciso dividir o valor do faturamento total pelo número de vendas de um determinado período — seja ele um dia, uma semana ou um mês, por exemplo.


2 – Faturamento

O faturamento corresponde à soma das vendas de produtos e/ou serviços em determinado período. É todo o dinheiro que entra no caixa da empresa, a partir da venda de produtos, mercadorias e serviços. Por exemplo: se o supermercado vendeu 5.000 shampoos a $ 15,00 cada. Neste mês, o faturamento do supermercado foi de $ 75.000,00.

Este foi o lucro da empresa? Não! Este foi o faturamento apurado no mês de junho. Para chegar ao lucro líquido será necessário subtrair diversos pagamentos como dedução de vendas, comissões, impostos sobre as vendas, entre outros valores.

3 – Controle de estoques e de prevenção de perdas

É considerada uma perda de estoque quando o gestor, após analisar os resultados do inventário de mercadorias do estoque e confrontá-los com os relatórios gerenciais, percebe que há uma diferença entre o que consta no sistema e quantidade real.

Dentro desse contexto, ele ressalta a importância de investir em sistemas operacionais eficientes, e principalmente, no treinamento de colaboradores desde o “chão de loja” até os diretores.

Além disso, os profissionais que monitoram esses indicadores nos supermercados, devem aprofundar suas competências. “Conhecer bem os valores da empresa, ser comprometido, ter determinação e responsabilidade, ser ético e pró ativo”, são atributos fundamentais para quem deseja obter resultados acima da média.

Já conhece o IDEIA?
O Instituto de Desenvolvimento e Inovação da ASSERJ é referência na capacitação de profissionais do varejo supermercadista, líderes e executivos do setor. Acesse agora e fique por dentro dos cursos e treinamentos ONLINE.

 

Por Publicado em: 6 de agosto de 20200 Comentários