Com lanchonete ou não? Veja qual opção é mais vantajosa para o seu negócio

Não é novidade, a experiência do consumidor é fundamental para alavancar as vendas do supermercado e fazer com que o estabelecimento seja atrativo, aconchegante e faça o cliente voltar. E, ter uma lanchonete no salão pode ser uma ótima forma de se destacar e fidelizar o seu público. Você já oferece esse serviço no seu supermercado? Já pensou nessa ideia? Confira a seguir os prós e contras dessa opção.

Ter lanchonete

O que é: disponibilizar um espaço de conveniência para os clientes tomarem um café ou lancharem antes ou após as compras.

Indicado para: quem deseja oferecer uma experiência diferenciada e promover mais conforto e bem-estar para o cliente.

Diferenciais: possibilidade de atender às demandas dos clientes que fazem compras no supermercado, otimizando a experiência dele e promovendo praticidade.

Desvantagens: ocupa um espaço no estabelecimento e sugere uma equipe treinada para trabalhar nessa área.

O que eu preciso: um local adequado para a exposição dos itens de consumação, além de mesas e cadeiras, e funcionários treinados para o atendimento.

Quem pode oferecer: pequenos, médios e grandes negócios.

Não ter lanchonete

O que é: não oferecer um espaço dentro do supermercado para os clientes lancharem. Indicado para: quem não quer se preocupar com as demandas e os gastos de uma lanchonete ou não tem espaço no estabelecimento.

Diferenciais: não se preocupar em separar um espaço da loja para a lanchonete, nem treinar equipe para o atendimento e/ou se preocupar com fornecedor de tal serviço.

Desvantagens: não oferece um espaço de conveniência para os clientes consumirem antes ou após as compras. Menos tempo de permanência do consumidor na loja.

O que eu preciso: não interfere na planta da loja, nem na demanda dos funcionários.

Quem pode oferecer: pequenos, médios e grandes negócios.

Depoimento de quem tem lanchonete no supermercado x de quem não oferece o serviço: O Supermarket Torre é um exemplo de supermercado que tem o serviço há cerca de dois anos. O estabelecimento oferece café, salgados, sanduíches, pão de queijo, refrigerantes, sucos e tortas no cardápio, e tem um espaço com mesas e cadeiras.

“Nos preocupamos muito com o atendimento e conteúdo que passamos para os clientes. Nossos profissionais são selecionados de maneira criteriosa e treinados constantemente com a parceria da indústria. Hoje, temos três lojas da rede com tal serviço e queremos expandir, pois acreditamos que gera experimentação de novos produtos, oferece conforto, uma melhor experiência de compra, além de ser um diferencial a mais que pode definir a escolha do estabelecimento pelo cliente. O único ponto de atenção é ter alguém focado no projeto de maneira mais estratégica, envolvendo o gerente da loja”, conta Claudia Fernandes, Gerente de Marketing e E-commerce do Supermarket Torre.

Em contrapartida, a rede Armazém do Grão não oferece o serviço, mas pretende abrir cafés em algumas unidades.

“Cada rede enxerga a área de alimentação imediata de uma maneira. Não existe certo e errado, mas, sim, perfis diferentes e o momento ideal. Hoje, não temos lojas com lanchonetes, mas estamos desenvolvendo espaços com o objetivo de tornar a experiência do cliente, que já é muito boa, em algo ainda melhor. Iremos inaugurar cafés que vão contar com produtos desenvolvidos pela nossa equipe, onde o consumidor poderá desfrutar e, eventualmente, promoveremos degustações direcionadas aos itens locais e aos que importamos do mundo todo”, conta Luciana Gall, Diretora Criativa e de Novos Projetos do Armazém do Grão.

Por Publicado em: 27 de dezembro de 20220 Comentários