VTEX: ‘O supermercado tem que atender ao cliente onde ele gosta de ser atendido’
Após a VTX adquirir a Newtail, especializada em retail media voltada para players de e-commerce no Brasil, o vice-presidente de Engenharia de Soluções da líder global no setor de comércio digital, Fábio Schmidt, conversou com a ASSERJ sobre inteligência artificial, personalização e novas fontes de receita para transformar a experiência do cliente e impulsionar resultados no setor supermercadista.
A empresa não apenas atende às demandas do mercado, mas também redefine como os supermercadistas se conectam com seus clientes.
“A experiência do cliente não termina no momento da compra. É essencial acompanhar o consumidor em toda a jornada, desde o pedido até o pós-venda, garantindo suporte e atendimento eficiente”, destaca Schmidt. Essa visão levou à criação de soluções que integram tecnologia e praticidade, focando no que realmente importa: a satisfação do cliente.
Transformando a experiência do cliente com IA
A personalização é um dos pilares da estratégia da VTEX. Por meio de inteligência artificial (IA), a empresa oferece soluções automatizadas que agilizam o atendimento ao cliente e reduzem a necessidade de intervenção humana. “Os consumidores querem respostas rápidas e precisas, sem necessariamente falar com um atendente”, explica Schmidt.
Um dos exemplos dessa inovação é a Weni, plataforma que se conecta a canais conversacionais, como o Whatsapp e o Messenger do Instagram, entendendo a demandas dos clientes das empresas e buscando encontrar uma solução. Ela foi adquirida pela VTEX no ano passado:
“A VTEX permite que supermercadistas personalizem ofertas e produtos com base no histórico de compras e nas preferências do cliente. Isso inclui a promoção de itens em websites, aplicativos e até no WhatsApp, levando em conta o comportamento e o contexto de busca de cada usuário. Conseguimos, assim, oferecer uma nova linha de receita aos supermercadistas, além de melhorar a experiência do cliente”, afirma o executivo, antes de concluir:
“O supermercado tem que se preparar para atender ao cliente onde ele gosta de ser atendido. São muitos canais, e dependendo do perfil do cliente, tem que oferecer uma melhor experiência para aquele tipo de usuário.”
Criando novas fontes de receita com retail media
A VTEX também se destaca ao oferecer o serviço de retail media. Schmidt ensina que quando as empresas expõem seus produtos em ambientes digitais onde os consumidores já estão buscando por itens para adquirir, isso aumenta significativamente a visibilidade das marcas e a chance de conversão.
“É uma receita nova e esse é o nosso papel: ajudar os supermercados a aproveitar esse espaço, já que ele criou um canal para atender o cliente. Vamos rentabilizar ainda mais esse canal.”
O futuro da logística no varejo supermercadista
A VTEX também aposta na inovação logística como diferencial competitivo. A plataforma oferece soluções que digitalizam a operação dos supermercados, desde a experiência em sites e aplicativos até o gerenciamento do processo de coleta e entrega de produtos.
“Facilitamos aos supermercadistas a integração de suas operações digitais, garantindo agilidade e eficiência em toda a cadeia”, conclui Schmidt.