Visual Merchandising nos supermercados gera impacto positivo

Visual Merchandising
Fortemente associado ao varejo de moda, o visual merchandising, vem ocupando espaço nas gôndolas

Produtos com um visual diferente, atrativo e, muita vezes, bastante provocativo e criativo, você já os encontrou pelos supermercados? Sim, eles estão conseguindo cativar ainda mais os supermercados e vem conquistando mais espaço entre as gôndolas, se tornando uma potencial ferramenta para chamar a atenção dos consumidores.

Segundo Leandro Gullo, especialista em Visual Merchandising para supermercados, essa é uma tendência crescente e que se torna essencial no varejo com a medida da competitividade dos produtos, “o Visual Merchandising no setor alimentício desafia os supermercados a pensar além da exposição padrão de produtos nas prateleiras”, afirmou.

Para o especialista, o uso dessa estratégia é um reflexo direto do marketing de varejo nos últimos anos, “reflete a mudança nas preferências dos consumidores”, explica. A cada ano, os consumidores se tornam ainda mais exigentes com os padrões de qualidade dos serviços e produtos, mas sobretudo, com a forma que as empresas se comunicam.

“Ao criar ambientes atraentes e experiências de compra positivas, os supermercados podem influenciar o comportamento do consumidor, impulsionar as vendas e construir uma base de clientes fiel“, afirma Gullo, o especialista também argumenta que essa movimentação impacta diretamente nas compras de bens de consumo diário.

Ele elencou as principais técnicas de Visual Merchandising nos supermercados:

▶️Layout Estratégico: o planejamento cuidadoso do layout interno do supermercado é crucial para guiar os clientes por meio de diferentes áreas, garantindo que itens essenciais sejam facilmente encontrados e que os clientes sejam expostos a outros produtos ao longo do caminho.

▶️Sinalização e Comunicação Visual: sinais claros e atraentes ajudam no transitar dos clientes pelo supermercado, fornecendo informações sobre categorias de produtos, promoções e ofertas especiais.

▶️Iluminação Adequada: a iluminação desempenha um papel importante no Visual Merchandising em supermercados. Destacar produtos frescos com luzes específicas e criar um ambiente acolhedor pode incentivar os clientes a explorar mais e permanecer mais tempo na loja.

▶️Exposição Criativa de Produtos: além das prateleiras tradicionais, os supermercados podem criar exposições temáticas ou de produtos relacionados, aumentando o apelo visual e despertando o interesse dos clientes.

Por Publicado em: 21 de junho de 20240 Comentários