Varejo: Pix deve ultrapassar cartões de crédito no comércio online e chama atenção do setor

PIX
Pagamento instantâneo criado há 2 anos pelo Banco Central vem apresentando um crescimento exponencial entre os consumidores brasileiros

Os supermercados que disponibilizam compras online via site ou aplicativo precisarão ficar atentos para os novos dados lançados pela Ebanx, divulgados na última segunda-feira (9), em que revela que o PIX assumirá a liderança na modalidade de pagamento preferida dos consumidores pela internet.

Atualmente, os cartões de crédito são os “donos da ponta”, mas esse cenário deve mudar já em 2025. Até o final do próximo ano, o PIX responderá por 44% do mercado de pagamentos online no Brasil, enquanto os tradicionais cartões ficarão com 41%. O estudo compilou dados de um outro levantamento feito pela empresa de pesquisa e inteligência PCMI.

O varejo é um dos setores que observa essa mudança. Nos últimos anos, os supermercados acabaram migrando para o digital e criando plataformas que permitem a realização de compras por meio do site, de aplicativos próprios e terceiros como o Ifood e o Uber mercado. Neles, as compras são realizadas em plataformas financeiras que apresentam a modalidade PIX.

William Figueiredo, consultor econômico da ASSERJ, pontua que essa transformação representa menor custo para a operação dos supermercados, “maior volume de vendas via PIX significa menor custo financeiro para o varejista, uma vez que as taxas por transação são menores que as dos Cartões de débito ou crédito, e não precisam incorrer em gastos com antecipação de recebíveis”, afirmou.

Segundo o Banco Central do Brasil, até o final de 2022, cerca de 71,5 milhões de brasileiros estavam incluídos no sistema financeiro por meio do PIX. O BC anunciou, em 2024, que deverá estender novos recursos da modalidade de pagamento nos próximos anos, incluindo a opção de pagar em parcelas, algo que representará uma ameaça aos tradicionais cartões de crédito e financeiras.

Nathan Marion, gerente-geral da Yuno, empresa especializada em gestão financeira, afirma que apesar do crescimento do PIX, a presença do cartão de crédito permanecerá forte por uma questão cultural, “o cartão de crédito continua bastante forte por uma questão cultural. O brasileiro gosta muito de parcelar suas compras, segundo um estudo da Opinion Box, em que 46% dos consumidores compram em diversas vezes sempre que têm oportunidade”.

Em sua análise, o cartão de crédito apresenta funcionalidades que não são exploradas pelo PIX, como a entrada de pagamentos recorrentes, mensalidades, e a relação direta com a segurança, possibilitando o estorno após uma situação de fraude ou erro de compra.

A mudança na preferência da forma de pagamento pelos consumidores pode ser explorada pelos supermercadistas. Ações como promoções exclusivas no campo digital são um ótimo estímulo para as vendas, principalmente, se houver a diferenciação do preço nas formas de pagamento de cartão de crédito e PIX. Um ponto levantado pela pesquisa é a percepção da segurança desses dados.

A gestão eficiente dos dados de consumo pode garantir a integridade dos números e permitir a exploração do CRM para a criação de preço e promoções, “consumidores buscam cada vez mais empresas que compartilham de suas crenças e apoiam o que é relevante para ele, assim se posicionar de acordo com a necessidade por comodidade do cliente, alinha a expectativa de venda com a experiência de compra”, explicou Erlon Labatut, especialista em varejo.

E aí, associado, que tal garantir ações especiais com pagamento em PIX.

Por Publicado em: 10 de setembro de 20240 Comentários