Três em cada 10 brasileiros preferem fazer compras com pagamento digital
O dinheiro, quem diria, caiu em desuso. Os brasileiros estão deixando de utilizar o dinheiro em espécie e 31% preferem efetuar suas transações de forma digital, segundo o Relatório Varejo 2024 da Adyen, em parceria com o Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (Cebr). O levantamento apontou que três em cada 10 brasileiros preferem fazer compras com pagamento digital.
A pesquisa indica que os consumidores reconhecem o potencial de crescimento da digitalização nos próximos anos e que isso deverá impactar positivamente os pagamentos. Mais de um quarto (26%) dos consumidores acreditam que a sociedade deveria abolir o uso do dinheiro no próximo ano e 31% consideram que isso ocorrerá entre três e cinco anos.
“O consumidor tem valorizado a conveniência da digitalização do dinheiro. O Pix foi um ótimo propulsor, acelerando a adoção e a curva de aprendizado do usuário, que passou a experimentar outras tecnologias em sua rotina, como as carteiras digitais e as transações por aproximação”, explica Renato Migliacci, vice-presidente de Vendas da Adyen Brasil.
A busca por métodos mais ágeis e simplificados influencia na preferência pelo pagamento digital e cerca de 18% desejam concluir suas transações em poucos cliques, inserindo o mínimo de informações possível.
Os consumidores brasileiros estão à frente da média global em tecnologias de segurança: 30% já utilizam biometria, como impressão digital ou reconhecimento facial até nos supermercados, para autenticar transações online ou presenciais, contra 18% dos outros países.
“Somam-se a isso a modernidade e a robustez do ecossistema de pagamentos e do parque de terminais brasileiros, que trazem confiança e segurança para que parte dos consumidores não carreguem mais a carteira. Trata-se de uma transformação comportamental, resultado de anos de investimento do setor”, acrescenta Migliacci.