TikTok Shop promete revolucionar o setor supermercadista; veja como!

O TikTok Shop chega ao Brasil em maio de 2025 com o potencial de transformar o setor supermercadista, unindo conteúdo e compra em uma experiência totalmente integrada. Segundo Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs, maior plataforma de gestão de mídias sociais da América Latina, trata-se de uma experiência muito mais fluida e impulsiva, que une entretenimento com conversão.

Para o especialista, o TikTok Shop elimina atritos na jornada de compra: o usuário vê um vídeo ou uma live, se interessa pelo produto e compra ali mesmo, sem sair do aplicativo. “Dados do Santander e Itaú BBA mostram que esse processo pode levar menos de sete minutos — é a combinação perfeita entre impulso e conveniência”, explica.

O ecossistema também passa por uma transformação significativa, com oportunidades para diferentes atores. Para as redes supermercadistas, trata-se de uma corrida para ocupar esse novo território e construir autoridade o quanto antes, pois quem chegar primeiro pode se posicionar como referência na plataforma.

Instragram x Tiktok

No fim das contas, o TikTok não está simplesmente entrando no varejo — está fundindo, de forma inédita, a mídia social com o supermercado ao vivo. Enquanto plataformas como o Instagram ainda insistem em direcionar o usuário para fora do aplicativo — uma estratégia cada vez menos eficaz diante da crescente rejeição aos anúncios tradicionais no feed — o TikTok aposta em uma experiência completa, integrada e instantânea.

“O TikTok não está apenas entrando no e-commerce. Está reescrevendo as regras ao unir descoberta, entretenimento e transação em um só lugar. A questão é: quem vai dominar essa nova lógica primeiro?”, provoca Kiso.

Números do TikTok no Brasil

Com 111 milhões de usuários, o Brasil ocupa a terceira posição global no número de contas ativas no TikTok, ficando atrás apenas da Indonésia e dos Estados Unidos. “Isso significa que o país tem um terreno fértil para a expansão do TikTok Shop”, destaca Rafael Kiso.

Como os supermercados devem se preparar para o TikTok Shop?

Redes que desejam aproveitar o novo canal de vendas oferecido pelo TikTok devem adotar uma série de estratégias para garantir relevância e bons resultados. O primeiro passo é investir em conteúdo audiovisual, desenvolvendo vídeos curtos e dinâmicos que priorizem o storytelling e a demonstração criativa de produtos.

“Além disso, é fundamental treinar influenciadores e equipes, estabelecendo parcerias com criadores de conteúdo e preparando os times internos de marketing para compreenderem a linguagem e o ritmo da plataforma. Também é necessário adaptar o catálogo de produtos, priorizando itens com apelo visual e emocional, que performem bem no formato de vídeos rápidos”, explica Rafael Kiso.

Por fim, o especialista lembra que é necessário monitorar métricas e tendências torna-se essencial. “É preciso avaliar o desempenho das campanhas e acompanhar de perto o comportamento dos consumidores para manter a estratégia sempre alinhada às demandas da audiência”, afirma Kiso.

Supermercado do Rio faz sucesso no TikTok

Um exemplo de boa prática do uso do TikTok é a Rede Multi Market, que compartilha conteúdos humorísticos e promocionais relacionados ao cotidiano de suas lojas. Em um de seus vídeos, eles destacam situações cômicas do dia a dia no supermercado, o que gerou engajamento significativo dos seguidores.

Por Publicado em: 8 de abril de 20250 Comentários