Tecnologia e automação dão mais dinâmica aos processos da Bem Brasil

Pilares são considerados estratégicos para empresa, pois permitem a integração de sistemas e otimização de processos

A Bem Brasil, líder de vendas de batatas congeladas no país, tem colhido bons resultados no setor nos últimos anos. E, parte deste sucesso, vem da tecnologia e da automação, que garantem mais agilidade na produção e evitam desperdícios. A Tecnologia da Informação (TI) e a Automação são consideradas áreas estratégicas para o negócio da Bem Brasil, pois permitem a integração de sistemas, otimização de processos e tomada de decisões baseada em dados.

“A TI oferece suporte à infraestrutura tecnológica, como redes, servidores e sistemas de gestão, garantindo a disponibilidade e segurança dos dados”, diz Marcelo dos Santos Ferreira, Gerente de Tecnologia da Informação da em Brasil. “A automação, por sua vez, permite a operação contínua das plantas industriais, reduzindo a dependência da intervenção humana e aumentando a eficiência”, comenta.

As tendências em automação industrial estão moldando o futuro das operações de fabricação, impulsionando a eficiência, a inovação e a competitividade. À medida que 2024 avança, várias tendências emergentes estão definindo o cenário para o setor. A seguir, a Bem Brasil lista, por área e atividade, como este pilar ajuda no impulsionamento da empresa.

Automatização das plantas industriais

As plantas industriais da Bem Brasil têm um alto componente de automatização. Isso significa que muitos processos, desde a seleção da matéria-prima até a embalagem do produto final, são executados por máquinas e sistemas automatizados. Com isso, tem-se mais precisão no processo, além da redução de erros e aumento da produtividade. Resultando em maior eficiência operacional.

Eficiência operacional e gestão à vista

Por meio de indicadores de eficiência operacional, é possível monitorar o desempenho das plantas industriais da Bem Brasil. Com a chamada “Gestão à Vista”, estes indicadores são expostos em painéis visíveis para toda a equipe. Este processo permite uma tomada de decisão mais ágil e eficaz.

Auditoria e compliance dos processos administrativos

Na Bem Brasil, ferramentas que garantem a auditoria e o compliance dos processos administrativos foram desenvolvidos. Isso inclui a conformidade com regulamentações, políticas internas e boas práticas. Esta automação atrelada aos processos traz benefícios como a redução de erros, agilidade na análise de dados e mais facilidade para a identificação de possíveis inconsistências no processo.

Revisão contínua dos processos

Outro pilar que também é fundamental neste processo é a revisão contínua feita pela Bem Brasil dos processos administrativos, fiscais, financeiros e de recursos humanos. Tudo isso permite otimizar continuamente os fluxos de trabalho, identificar oportunidades de melhoria e garantir a segurança dos processos.

Gestão da matéria-prima e controle das plantas de refrigeração

Na gestão da matéria-prima, a automação permite o controle preciso do estoque, evitando desperdícios e garantindo melhor aproveitamento no período de estocagem. O controle das plantas de refrigeração também é automatizado, mantendo as condições ideais para a conservação dos produtos.
“A tecnologia e a automação têm sido aliadas essenciais para a Bem Brasil, impulsionando a eficiência, a qualidade e a competitividade no mercado globalizado Essa abordagem estratégica permite que a empresa se mantenha na vanguarda da indústria, adaptando-se às mudanças e promovendo o crescimento sustentável”, comenta Marcelo.

Integração de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML)

Ambas têm se tornado fundamentais na automação industrial. Em 2024, a Bem Brasil projeta uma adoção ainda maior dessas tecnologias. Além de otimizar processos, elas preveem falhas de equipamentos e permitem a personalização da produção em massa, resultando em melhorias significativas na qualidade do produto e redução de custos.

Robôs e conectividade

A robótica continua sendo um pilar importante da automação industrial. Os robôs colaborativos (cobots) são projetados para trabalhar ao lado de humanos de forma segura e eficiente. A adoção desta tecnologia deve crescer, uma vez que sua aplicação é muito variada: desde a montagem e até o controle de qualidade, por ser flexível e fácil de ser programado.

Outro pilar em ascensão é a Internet das Coisas Industrial (IIoT), que permite conectar máquinas, dispositivos e sistemas em uma rede integrada. Isso oferece oportunidades para monitoramento em tempo real, manutenção preditiva e otimização da cadeia de suprimentos.

 

Por Publicado em: 19 de junho de 20240 Comentários