Supermercados driblam alta do dólar e apostam em Black Friday recorde

Caixas de supermercado
Alta do dólar X Black Friday: venha ver quem ganha esse jogo nos supermercados!

Com descontos de até 70%, GPA e outros varejistas antecipam negociações e reforçam estoques para atrair clientes no último trimestre do ano

Apesar de o dólar hoje estar em alta, valendo R$ 5,77, o varejo supermercadista está otimista com a Black Friday e o Natal. Matéria publicada no jornal O Globo de hoje mostra que lojistas até anteciparam negociações e ampliaram fornecedores para minimizar o impacto das vendas.

O gestor de compras do Princesa, João Marcio diz que a expectativa é boa por ser um evento já tradicional na rede, com diversas ações.

“Esse ano, como na última Black Friday, a gente vai fazer um madrugadão de ofertas de quinta para sexta. E de sexta para sábado, a gente vai fazer super ofertas com preços realmente arrasadores, onde vamos escolher 45 itens bastante significativos pra venda”, adianta ele, que estima crescimento no período em torno de 10%.

Com relação ao Natal, o cenário esperado também é positivo, em especial na região dos lagos, que concentra um fluxo maior de pessoas nessa época. A estimativa é de crescimento de 6% a 7%.

Entre os produtos em alta, ele descreve, estão castanhas, amêndoas, bacalhau e azeite, que vêm apresentando alta de preço. A solução encontrada é a aposta em marca própria e exclusiva.

“As principais categorias que trabalhamos são massas, tomate pelado, azeitonas, azeites e geleia. Temos uma linha bastante extensa de produtos importados, muitos vinhos de países como Portugal, Itália e Chile, que me dá uma excelente opção de preço para custo-benefício.

À ASSERJ, o GPA (Grupo Pão Açúcar, controlador das redes Extra e Pão de Açúcar) diz apostar na diluição de ofertas ao longo do mês de novembro, com até 70% de descontos.

O grupo afirma que o quarto trimestre do ano é, para o varejo supermercadista, o principal momento de vendas, com a Black Friday e as compras de Fim de Ano como grandes alavancas. No GPA, a estratégia é a calendarização das ofertas para garantir um melhor aproveitamento por parte dos consumidores, além de comodidade e conveniência.

Categorias como vinhos, cervejas, cafés, fraldas, itens de perfumaria e limpeza, adianta o grupo, serão ativadas durante todo o mês e em períodos específicos, tanto nas lojas físicas de todos os formatos quanto nos sites e aplicativos.

“Começamos a negociar com os nossos fornecedores quatro meses antes da Black Friday para garantir que entregaremos as melhores ofertas para os nossos clientes e também para que o abastecimento esteja pronto para atender a demanda ao longo do mês. Vendemos, nesse período, por exemplo, mais 1,3 milhão de garrafas de vinhos, 10 milhões de latas e garrafas de cervejas, 4 milhões de cápsulas de cafés e cerca de 1,4 milhões de pacotes de papel higiênico. São volumes expressivos que precisam de uma excelência operacional e logística para que, no ponto de venda e nos nossos sites e aplicativos, o cliente consiga identificar as vantagens de comprar conosco”, explica Joaquim Sousa, diretor executivo comercial do GPA.

Ele explica que a estratégia da companhia foi pensada privilegiando os consumidores das lojas físicas, mas também com muita relevância para as plataformas digitais. Os clientes dos programas de fidelidade Pão de Açúcar Mais e Clube Extra, por exemplo, têm ofertas antecipadas nos aplicativos e, a partir da análise de dados de comportamento de consumo, é possível direcionar as promoções aos clientes certos, personalizando a experiência.

“Vamos apostar também nas nossas soluções de retail media para aproximar as apostas da indústria com as vontades do consumidor, sabendo que esse é o maior evento promocional antes do fim de ano”, analisa Sousa.

A redes Extra e Pão de Açúcar devem vender, ainda, cerca de 70 toneladas de chocolates, mais de 360 mil garrafas de whisky, 660 mil garrafas de drinques prontos e 300 mil pacotes de fraldas.

“É muito importante o consumidor entender que a Black Friday também é forte nos supermercados. Este ano, teremos descontos de até 70%. Contamos com toda uma inteligência comercial para definir quais categorias entram em oferta e em qual período, sempre avaliando os interesses e tendências de consumo dos nossos clientes. Vemos que há um maior fôlego financeiro para aproveitar as oportunidades, com o pagamento do 13º salário e o mercado mais aquecido, e estamos preparados para entregar a melhor experiência e as melhores ofertas”, complementa o executivo.

Por Publicado em: 12 de novembro de 20240 Comentários