Supermercadistas aproveitem a primavera para alavancar vendas!

flores
Trimestre é conhecido como grande momento para as vendas do setor de FFLV no ano

A chegada do mês de setembro trouxe dias com mais aumento na temperatura média e, consequentemente, crescimento nas vendas de categorias “frescas” nos supermercados. Segundo dados da International Fresh Produce Association (IFPA), o setor de FFLV (Flores, Frutas, Legumes e Verduras) apontou um crescimento de 8% no último ano e colocou o Brasil como o terceiro maior produtor de frutas do mundo.

Esse resultado também influenciou no ranking de produtores de plantas ornamentais. O Brasil está em 8º lugar com 15,6 mil hectares de área cultivada, avaliou a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária. Com a chegada da Primavera, frutas, verduras e flores são os grandes destaques do trimestre e apresentam uma boa oportunidade para o supermercadista em alavancar as vendas.

“A chegada do calor faz com que o consumidor procure produtos mais frescos, como as frutas, e cogite a oportunidade de decorar o ambiente em que frequenta, como a casa, trabalho ou outro lugar, essa é uma boa oportunidade para a venda de plantas e flores”, afirmou Walquyria Majeveski, consultora de varejo da ASSERJ.

Segundo o conselheiro da IFPA no Brasil, Julio Aoki, “melancias, abacaxis e outras frutas cítricas são as mais procuradas e ganham espaço no mix dos supermercados”. O resultado, no entanto, não é favorável para os legumes, que passam a ser substituídos pelas verduras.

“Os supermercados perceberão que os clientes ficarão mais felizes nessa época do ano, e aproveitarão mais o tempo em locais frescos e abertos. Para os lojistas que estão próximos desses ambientes, como praças e praias, ofertas de produtos processados como as frutas, terão um efeito mais positivo do que a venda de snacks”, destacou Majeveski.

Florescer das vendas

Segundo o Instituto Brasileiro de Flores (Ibraflor), o Brasil produz anualmente 15.600 hectares de flores, o que representa 8% da produção mundial. A importância do setor tem feito com que os supermercados, até mesmo os voltados para as classes C, D e E, passem a explorar mais essa categoria.

No sul fluminense, o Royal Supermercados tem apostado alto na escolha das flores para as vendas no ano. “Essa é uma categoria importante para a composição do nosso resultado. Temos priorizado os fornecedores que possuem um histórico de referência na venda dessas flores e assim garantindo a qualidade do produto”, destaca o gerente de trade marketing do Royal, Eduardo Ritti, que revelou a negociação com os produtores em conseguir “caixas fechadas” das flores, isso é, exclusividade do supermercado na compra dos produtos vindos do campo.

A expertise do supermercado na região passa pela “quinzena das flores”, que serão ações promocionais desta categoria nas filiais do Royal e que oferecerão um rico mix de produtos com preços amigáveis aos consumidores. “Sabemos que para os nossos clientes, ter uma casa florida na primavera é muito importante e, por isso, o Royal traz para o supermercado diversas promoções, mix de produtos e condições muito especiais para esse período”, completa Ritti.

Segundo a Emater-Rio, em 2023, a floricultura no estado do Rio de Janeiro conta com 906 produtores para uma área de produção com cerca de 1600 hectares. O último levantamento do setor apontou que, no ano passado, o faturamento global de flores foi de R$ 516 milhões.

E você, supermercadista, já estudou se vale a pena investir em ações como essas no seu estabelecimento?

Por Publicado em: 9 de outubro de 20240 Comentários