Saiba importantes passos para zerar a contaminação cruzada na sua filial

contaminação cruzada
Boas práticas de higiene e limpeza garantem atendimento atencioso, alimentos impecáveis e alimentação segura aos clientes

Segundo o Instituto Pan-americano para Proteção da Comida e Zoonoses (INPPAZ), estima-se que cerca de 40% das doenças causadas por alimentos nos países latino-americanos são causados por problemas na manipulação de alimentos, entre eles a contaminação cruzada direta e indireta.

contaminação cruzada ocorre quando, devido à falta de higiene dos utensílios de cozinha, alimentos, ou até mesmo falta de higiene pessoal do trabalhador, resulta na transferência de contaminantes de um ser (alimento ou objeto contaminado) para outro alimento. Por exemplo, uma mesma faca utilizada para fazer cortes de frango cru ou carne crua, vira um cenário de potencial contaminação.

“É importante que haja instruções claras no manuseio do alimento, na higiene do trabalhador e do ambiente, e que adequações sejam feitas para garantir que a contaminação não ocorrerá. O manuseio de alimentos é uma condição que exige muita atenção da higiene”, explica Lívia Castilho, consultora técnica de Alimento Seguro da ASSERJ.

Na última quarta-feira (26), o Conselho Diretor da ASSERJ, que representa 30 das maiores redes de supermercados do estado recebeu a presidente do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-RIO), que debateu sobre a importância de ações para melhoria na prática da manipulação de alimentos. “O nosso objetivo é auxiliar nas melhores práticas de gestão e prevenção de riscos sanitários”, disse Aline Borges.

Para ajudar os supermercadistas e entender melhor sobre essa prevenção, a consultora técnica Livia Castilho, reuniu algumas boas dicas para a manipulação de alimentos:

  • Não utilizar os mesmos utensílios, como facas e tábuas de corte, para manipular alimentos crus e cozidos;
  • Não preparar alimentos de origens diferentes na mesma superfície;
  • Utilizar sempre equipamentos e utensílios completamente limpos para colocar alimentos crus ou cozidos;
  • Lavar bem as mãos após ter contato com lixo ou dinheiro;
  • Higienizar bastante as mãos antes e durante o preparo dos alimentos;
  • Não armazenar alimentos de diferentes origens no mesmo recipiente;
  • Ao armazenar alimentos na geladeira, fazer a separação e utilizar os recipientes corretos, separando as carnes cruas de outros alimentos.

Vale ressaltar que, a Escola ASSERJ possui cursos gratuitos e online sobre noções básicas para manipulação de alimentos e estão disponíveis para todos os associados. Saiba mais clicando nesse link.

Por Publicado em: 27 de junho de 20240 Comentários