ASSERJ no Rio2C: papo reto sobre jornalismo e lições para o varejo supermercadista

Comprometida com a formação continuada de seus colaboradores, a ASSERJ viabilizou a ida do time de Comunicação e Marketing ao Rio 2C, encontro de criatividade e a inovação, que começou ontem (27) e vai até 1º de junho na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

Em meio a muito conteúdo sobre inovação e criatividade no mundo do audiovisual, o jornalismo foi o protagonista no primeiro dia de debates do Rio2C. O apresentador do Jornal Hoje César Tralli se juntou à âncora do Jornal da Globo Renata Lo Prete para uma reflexão sobre o papel do jornalismo na construção de confiança com o público nos dias atuais.

A apresentadora compartilhou dados de pesquisa da Universidade de Harvard que revelou que o público não espera que o jornalista domine todos os assuntos, mas que seja capaz e transparente sobre o que ainda não sabe. Além disso, o público espera que o jornalista siga códigos de transparência e ética, explicando seus processos e critérios de escolha e apuração.

Tralli fala da dificuldade no combate à desinformação diante do avanço das ferramentas de inteligência artificial. “A confiança não é construída da noite para o dia, ela precisa de trabalho diário”, disse Tralli. Ele também ressaltou que a verificação de informações é um desafio cada vez maior, diante do uso de inteligência artificial para espalhar notícias falsas. “as ferramentas de desinformação estão ficando cada vez mais sofisticadas, e isso exige uma atuação quase forense das equipes de jornalismo.”

Renata Lo Prete, por sua vez, reforçou que a confiança nasce do compromisso em admitir erros e buscar a verdade com transparência. “O erro não destrói a confiança se houver disposição para corrigi-lo e se o público perceber o esforço de acertar”, afirmou.

“Confiança não se conquista da noite para o dia, não é cheque em branco, é uma construção. E não tem maior demonstração disso, do que os 100 anos que o Grupo Globo está comemorando, uma longa história de construção de confiança junto ao público em diferentes plataformas”, lembrou Renata.

Ela também enfatizou o valor da isenção. “Isenção não é uma palavra ruim, é um valor que devemos perseguir para expor os interesses em conflito e torná-los visíveis ao público.”

Os supermercados podem tirar algumas lições bem legais desse papo sobre confiança no jornalismo do Rio 2C, como:

✅ Autenticidade e credibilidade: assim como o jornalismo precisa ser confiável, supermercados também precisam passar essa confiança para os clientes, seja nas promoções, na qualidade dos produtos ou na transparência do negócio.

✅ Diálogo aberto: o que vale para o jornalismo vale para o varejo — ouvir e engajar o cliente é essencial para construir relações sólidas.

✅ Curadoria de informação: o supermercado também funciona como um curador, mostrando o que vale a pena para o cliente. Se o jornalismo busca a notícia certa, o supermercado precisa ter o produto certo, no preço justo.

✅ Consistência e valores: confiança se constrói no dia a dia, tanto nas manchetes quanto nas prateleiras.