Quais categorias os consumidores estão comprando mais?

A recente edição do levantamento Brand Footprint Brasil 2025, produzido pela Worldpanel by Numerator, apontou as categorias que se fortaleceram junto ao consumidor brasileiro no varejo. A pesquisa também indicou, além das preferências dos clientes, um novo contexto de consumo, cada vez mais racional e seletivo. O estudo avaliou o desempenho de mais de 350 marcas, com abrangência de 11.300 domicílios, o que equivale a 61 milhões de lares, representando 82% da população domiciliar do país.
Ranking geral
Diversos setores apresentaram grande crescimento no Consumer Reach Points (CRP), indicador que mede quantas vezes uma marca foi escolhida pelos consumidores. O índice multiplica o número de cidadãos do país pelo percentual de compradores (definindo a penetração) de uma determinada marca e pelo número de interações (frequência de consumo) com a marca no período de um ano. Ao todo, 167 marcas ampliaram seus CRP’s e a média de marcas presentes nas casas dos brasileiros subiu de 95 para 97.
Os resultados das marcas refletem o momento de avanço do varejo supermercadista, mesmo em um cenário econômico desafiador e inflacionário. Como já destacado pela ASSERJ, o desempenho do setor no primeiro semestre deste ano registrou ótimos números, como uma alta de 5,8% no faturamento na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Radar Scanntech. Clique aqui para conferir um balanço geral da primeira metade de 2025.
Destaques e crescimentos
Das 50 marcas mais presentes nas casas dos brasileiros, 54% cresceram em CRP, sendo que 93% delas atuaram em oito ou mais canais de venda. Considerando os resultados gerais por segmento, destaca-se a grande presença dos setores de alimentos, limpeza e cuidados pessoais. Congelados e preparados, laticínios e refrigerantes também tiveram bom desempenho.
Focando no crescimento, os artigos de laticínios e cuidados pessoais registraram grandes elevações. Limpeza e alimentos (principalmente biscoitos) também subiram, mas em menor escala. Bebidas em pó, café, manteiga, óleo e panificação fecham a lista dos segmentos mais procurados.
Trunfos de crescimento: presença e estratégia multicanal
O resultado das principais marcas foi amplamente impactado, de modo geral, por estratégias eficazes. Uma delas é a atuações multicanal, aumentando o contato com clientes. O foco em embalagens menores e acessíveis também é um ponto relevante, já que vai de encontro a experiência do consumidor, que procura por experimentação, mas sem pesar no bolso. Também é possível destacar a logística estruturada de distribuição e portfólios acessíveis, que aliam preço e qualidade, principalmente nos setores de refrigerantes, alimentos processados e produtos de limpeza. A pesquisa ressalta que o consumidor está até 4,2 vezes mais inclinado a trocar de marca do que de canal, em especial nas categorias de biscoitos, snacks e refrigerantes.
O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, alerta os associados: “Quando olhamos para o desempenho dos setores que mais cresceram vemos um padrão muito claro: estratégia multicanal, consistência e presença em diferentes momentos da jornada de compra. O supermercadista do Rio de Janeiro já entendeu que estar perto do consumidor significa estar conectado com os produtos e categorias que performam bem e que entregam valor real ao cliente. Queremos juntos, aqui na ASSERJ, ajudar o setor a antecipar esses movimentos, estreitar relações com a indústria e transformar esses dados em decisões assertivas no ponto de venda.”
Novo perfil de compra: o consumidor “Net Zero”
Segundo Elen Wedemann, CEO da Worldpanel by Numerator no Brasil, o levantamento aponta para o perfil do cliente “Net Zero”, que ela descreve como um consumidor mais seletivo, de consumo estável, com gasto médio equilibrado e procura por embalagens menores e alta frequência de compra.
“O consumidor está mais estratégico. Ele continua comprando, mas com muito mais critério e consciência. Isso não muda apenas a forma como as marcas se relacionam com o cliente, mas também como as marcas se relacionam com o varejo supermercadista. As marcas, e consequentemente, as categorias que mais cresceram foram aquelas que entenderam esse movimento, diversificaram e ofereceram soluções inteligentes. Para o nosso setor essa é uma oportunidade clara de fortalecer laços com as indústrias e pensarmos juntos em ações que entreguem mais valor para o consumidor, com foco em presença, conveniência e resultado.”, ressalta o presidente da ASSERJ.
Oportunidades para o varejo supermercadista fluminense
O Brand Footprint Brasil 2025 aponta caminhos importantes para o nosso setor. É preciso reforçar as estratégias multicanal e estar atento ao portfólio de produtos, as categorias de maior crescimento que podem impactar na competitividade e contribuir para um maior giro nas lojas. Também é interessante analisar melhor eventuais ações de promoções e degustações, na busca pela fidelização e ampliação do interesse de compra, que está cada vez mais alinhado a conveniência e custo-benefício. Outro ponto de alerta são as embalagens, que têm sido decisivas na avaliação do consumidor no momento de compra (leia também, clicando aqui, nossas dicas sobre cuidado com embalagens e redução de perdas).
A ASSERJ reforça aos associados: nosso setor avança, mas é preciso atenção aos sinais dos consumidores e adaptação constante e estratégica as suas demandas. Existem inúmeras tecnologias para implementar e ajudar nas tomadas de decisões de forma mais estratégica!