Público vegano: pesquisa revela principais motivações. Vem ver!
Supermercados podem aproveitar crescimento dessa parcela de consumidores para aumentar o ticket médio das lojas
Um estudo da CEUB (Centro Universitário de Brasília) apontou uma tendência muito forte entre os consumidores do século XXI e que vem crescendo a cada ano com o embate de gerações. Segundo o Ibope Inteligência, cerca de 30 milhões de brasileiros (14% da população) se declara vegana ou vegetariana, o que reforça a condição de uma tendência alimentar muito forte entre os mais jovens.
O estudo aponta para as principais tendências que levam os consumidores a procurarem dietas menos ricas em proteína animal são fatores cognitivos, emocionais e que sustentam esse estilo de vida. “A coexistência de afetos positivos e negativos demonstra a complexidade da jornada vegana, que envolve tanto a busca por um estilo de vida ético quanto o enfrentamento das injustiças ambientais e sociais”, argumenta o pesquisador Diego Moreira, condutor do levantamento, e que ressalta a busca por uma dieta saudável e a sensação de paz de espírito com a adoção do veganismo.
No centro desse crescimento estão os supermercados, principais fornecedores do alimento para o público vegano/vegetariano que têm ampliado o mix de produtos derivados de proteína vegetal como leites de soja, queijos sem lactose e outros produtos. Segundo a Good Food Institute, 59% dos brasileiros já consomem alternativas vegetais aos produtos de origem animal.
Walquyria Majeveski, consultora de varejo da ASSERJ, destaca a importância da boa sinalização para que os produtos veganos sejam encontrados pelos consumidores com a mesma facilidade que os convencionais, “uma boa sugestão para aproveitar o poder de compra desse público é separar os produtos veganos em segmentos nos supermercado. Uma gôndola específica, um corredor, uma ilha decorada. Algo prático mas que chame a atenção”, afirmou.
Toda a estratégia de venda é interessante, ressalta Walquyria, a preocupação em não associar o alimento com qualquer tipo de animal é importante para garantir que o desejo do cliente seja respeitado. “Evitar ao máximo associar leite a vaca, por exemplo, assim conseguimos garantir que a identificação visual não influencie na decisão de compra de forma negativa”, completa.
Expectativa de crescimento
Hoje, o público vegano não se restringe somente às classes mais abastadas. Essa vertente tem um indicativo positivo, a mudança de gerações tem sido determinante para a transformação do hábito alimentar do consumidor, “eles reforçam a importância de conscientizar sobre o impacto ambiental das escolhas alimentares e incentivar discursos que evidenciem a interconexão entre seres humanos e a natureza”, afirma Lígia Abreu Cruz, orientadora do projeto de iniciação cientifica da Sociedade Brasileira de Psicologia.
Segundo a The Good Food Institute, houve, no último ano, um crescimento de 40% no mercado de produtos veganos, no Brasil. Apenas os queijos veganos possuem a expectativa de 10% de crescimento até 2027. Gigantes da indústria já separam parte de seu portfólio para esse público, como a JBS e a Danone.
E você, supermercadista, o que vem fazendo no seu estabelecimento para atender a esse público?