Prevenção de perdas com a inteligência artificial, entenda os benefícios

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Pesquisa da IBM indica que o setor varejista é um dos que mais vem adotando essa prática para mitigar riscos de perda de lucros

Em 2023, um levantamento da IBM apontou que 78% dos empresários brasileiros querem investir em tecnologias de inteligência artificial e os principais motivos para essa decisão são a procura pela integração de recursos, a otimização de processos e a redução de erros humanos.

O varejo é um dos setores que observa com muita atenção o uso da inteligência artificial em suas lojas. Segundo a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas, Abrappe, em 2022, a perda do setor ficou em R$ 31,7 bilhões e em 2023 de R$ 34,9 bilhões.

Para Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe, o uso da IA na operação da loja representa uma evolução do tema no varejo. “Um dos grandes problemas do varejo alimentar são os furtos, e esses eventos obedecem a uma sequência de fatores. Com a inteligência artificial é possível mapearmos ações de clientes suspeitos e prevenir a consumação de um delito”, afirmou.

Carlos Eduardo se refere a ferramentas analíticas baseadas em inteligência artificial que surgem como uma solução em potencial. Elas vêm sendo utilizadas no varejo, em particular, na prevenção desses furtos, com integração aos sistemas de seguranças no reconhecimento de rostos, análises de centenas de horas do circuito interno ou no controle do estacionamento.

A otimização das operações da loja também é uma área onde a IA pode ser explorada. Ao estudar dados históricos, a ferramenta é capaz de identificar padrões e relatar riscos que levam a perdas potenciais. Esse cenário mostra que é mais seguro usar dados específicos para uma gestão personalizada, aumentando a eficiência e reduzindo as perdas.

Assim como, a otimização do marketing para ser mais certeiro na captação de clientes com o uso do CRM, “a IA traz uma nova experiência para o consumidor e é fundamental para o próximo nível do mercado”, explica Carlos Schmiedel, especialista em IA.

As ferramentas de inteligência artificial são uma das grandes tendências para o mundo moderno, inclusive o varejo, tanto na ponta comercial quanto na ponta de operação, organizando tarefas, realizando atividades corriqueiras e garantindo uma boa eficiência.

Entretanto, Carlos Eduardo ressalta a necessidade de fazer o “básico bem feito” para então partir para a operação organizada por IA. Por exemplo, mapear todo o caminho e reduzir os índices das quebras operacionais, aquelas causadas por descarte de produtos com condições de venda.

“Ao descartar um produto com condição de venda é necessário que você contabilize a baixa no estoque e, em seguida, indentifique a causa do problema. Só a partir daí, você segue para tratar essa causa e implementar ações para solucionar esse caso, e uma delas é o uso de IA”, afirmou.

Ao procurar o uso da inteligência artificial para sua operação ou gestão de loja, muitos pontos podem ser resolvidos com essa ferramenta. É importante que haja um profundo conhecimento de como você vai utilizar a IA no seu dia a dia e capacitar a sua equipe de trabalho para potencializar os resultados, mitigar os erros e otimizar a gestão.

Por Publicado em: 9 de agosto de 20240 Comentários