Por que a Nvidia está tão interessada no varejo?

Gigante da tecnologia está ampliando seu portfólio de serviços para o varejo e pretende incorporar a Inteligência Artificial na operação. Entenda!

A Nvidia alcançou, na última semana, o posto de empresa mais valiosa do mundo, custando a incrível bagatela de 3,3 trilhões de dólares. E parte desse faturamento vem da divisão Nvidia IA Enterprise, que decidiu apostar as fichas no varejo, abocanhando um importante mercado.

Um dos objetivos da divisão é oferecer solução para reduzir os chamados ‘shrinkage‘, conhecidos como pequenos furtos ocorridos nas lojas, um dos vilões da margem de lucro dos supermercados. Segundo a empresa, os prejuízos desses atos custam cerca de 100 bilhões de dólares em todo o mundo.

“É importante fazer a proteção dos ativos por meio de câmeras”, explica Alaor Garcia, especialista em IA da Nvidia. Essa ferramenta, que segue a vertente ‘Intelligent store’ (lojas inteligentes, em português), oferece serviços que permitem a utilização da inteligência artificial para potencializar a experiência de compra e a gestão.

Como funciona? Com base na análise de dados e do espaço físico das lojas, a IA utiliza uma visão computacional oferecendo ao lojista soluções e relatórios para mapear o tráfego da loja e sugerir mudanças nas localizações dos produtos de forma estratégica para minimizar a possibilidade de furto. Atuando, portanto, como uma prevenção.

A ideia é implementada a partir de códigos pré-treinados com imagens dos produtos mais roubados. O programa reconhece o item por diferentes cores, formas e tamanho.

Uma outra opção defendida pela empresa é o posicionamento de câmeras de vigilância, que garantem o monitoramento dos produtos sem rastrear o comprador, garantindo sua identidade. Assim, o ‘alvo’ é acompanhado pela IA que identifica o potencial ‘furto’. Nesses casos, os supermercados têm suas políticas de ações para abordar o cliente.

Supermercadistas, muitas ferramentas de IA estão chegando para auxiliar a dura rotina de operação. Fiquem atentos às opções do mercado e veja quais delas podem se aplicar ao seu negócio. IA veio para ficar e quem não estiver atento aos benefícios dessa inovação vai perder ótimas oportunidades de melhorias nos seus negócios e, até mesmo, ficar para trás.

Nós, da ASSERJ, estamos sempre atentos trazendo as informações para vocês!

Por Publicado em: 25 de junho de 20240 Comentários