No Dia Mundial sem Tabaco, a ASSERJ recomenda: Apague essa ideia!

O dia 31 de maio é dedicado à conscientização sobre os riscos que o hábito de fumar traz para a saúde

O tema do Dia Mundial sem Tabaco 2024 é “Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco”, campanha que foi lançada pelo Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), na quarta-feira (29), para chamar atenção da sociedade.

Crianças e adolescentes também são vítimas do uso de produtos de tabaco. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), novos produtos, como os cigarros eletrônicos, e informações enganosas da indústria do tabaco, são uma ameaça, levando a uma iniciação ao tabagismo cada vez mais precoce. Está comprovado que crianças e adolescentes que usam cigarros eletrônicos têm pelo menos duas vezes mais probabilidade de fumar cigarros mais tarde na vida.

Mesmo sendo proibida desde 2009, a venda de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), como os cigarros eletrônicos, vapes e pods acontece em todo país. Ambulantes, lojas, sites e até aplicativos vendem produtos ilegais a qualquer pessoa e conquistam, principalmente, os mais jovens.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, 2,3% da população brasileira faz uso dos cigarros eletrônicos. Dos alunos entre 13 a 17 anos, 6,8% já experimentaram o cigarro eletrônico e 80% dos jovens entre 18 e 34 anos já consumiram cigarros eletrônicos ao menos uma vez.

Por isso, nós da ASSERJ recomendamos: Apague essa ideia e, se possível, façam campanhas internas de conscientização com os seus colaboradores.

Por Publicado em: 31 de maio de 20240 Comentários