No Dia Internacional do Café, descubra as novas tendências para categoria

Café
A data é comemorada em todo o mundo por produtores, consumidores e empresas do setor

Historicamente, o Brasil é considerado o “país do café”, seja pela produção em massa como principal e maior exportador do grão ou pelo laço cultural que a população desenvolveu. Segundo a Mordor Intelligence, o mercado cafeeiro está em ascensão, estimado em US$ 132,13 bilhões neste ano e deverá atingir US$ 166,39 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR de 4,72% durante o período de previsão.

Segundo a agência de pesquisa de mercado internacional, algumas tendências serão decisivas para a crescente cultura de consumo da bebida entre a população mais jovem: a procura por cafeterias como locais preferidos de socialização e a preocupação com qualidade do café, e que pode ser encontrada nos supermercados.

A pesquisa ainda apontou que a procura por café com leite, expresso e cappuccino, que eram comumente preferidos pelos consumidores, de modo geral, tem mudado nos últimos tempos, a busca por perfis e experiências degustativas únicas, com sabores diferenciados tem ganhado protagonismo nas gôndolas.

“As bebidas com notas achocolatadas, que lembram o caramelo e a castanha, formando a base para outros aromas e notas são mais apreciadas, mais gastronômicas e mais gustativas. Dentre as notas secundárias mais apreciadas, está o floral, muito presente no café brasileiro. Notas cítricas e fermentadas (vinhadas) são as menos procuradas no mercado neste momento”, afirmou Simão Pedro de Lima, diretor presidente executivo da Expocacer.

Para aproveitar essa crescente tendência entre os consumidores brasileiros, a consultora de varejo da ASSERJ, Walquyria Majeveski, assinou algumas boas dicas para a categoria de café. Confira:

1- Organize os cafés por categorias claras, como café em grãos, em pó, cápsulas, descafeínados, orgânicos, gourmet e etc. Isso ajuda os clientes a encontrar rapidamente o que estão procurando.

2- Use displays para destacar promoções e ofertas especiais. Displays bem iluminados e com sinalização clara podem aumentar a percepção de valor e urgência.

3- O café é um produto que requer experiência. Portanto, realize demonstrações ao vivo de diferentes métodos de preparo do café, além de degustações de linhas diferentes. Isso pode atrair entusiastas da bebidas e clientes com maior poder aquisitivo.

4- Crie eventos como “Dia do Café Gourmet” ou “Festival do Café Orgânico”. O grão não tem muitas sazonalidades no calendário, entretanto, isso não é desculpa para você criar essa demanda. Mas desenvolva com estratégia de CRM, para sempre ser assertivo.

5- Evite rupturas nessa categoria! Tenha uma atenção especial para deixar as prateleiras sempre abastecidas, principalmente, aquelas com cafés de alto valor agregado.

Por Publicado em: 1 de outubro de 20240 Comentários