No Dia do Comerciário, setor supermercadista vive momento de intensa consolidação, diz pesquisa

Levantamento aponta para o número de fusões e aquisições no setor supermercadista

Com um faturamento de R$ 1,01 trilhão em 2023, o setor supermercadista brasileiro representou cerca de 9,02% do PIB nacional, e está vivendo uma intensa consolidação no mercado, segundo a pesquisa feita pela Hand, assessoria especializada em gestão, fusões e aquisições. No levantamento, 294 empresas varejistas, sendo 185 redes supermercadistas, apresentaram um potencial operacional de M&A (aquisição).

A pesquisa indica que as redes regionais devem ganhar mais destaque, reforçando o modelo tradicional de supermercados. Com a diminuição do foco no atacarejo, as redes têm buscado agregar serviços e aprimorar a experiência do consumidor, atraindo novos públicos e consolidando o setor.

“O setor supermercadista enfrenta um cenário desafiador, marcado pelo aumento da inflação, elevação dos custos fixos operacionais, ausência de terrenos em localizações estratégicas e aumento do custo de capital”, destaca Vitor Medeiros, analista da Hand.

Esses números também apresentam um saldo positivo na abertura de vagas de trabalho no setor, onde os supermercados do estado do Rio de Janeiro geraram 694 empregos formais. Foi o quarto mês consecutivo de abertura de vagas no setor e o segundo maior resultado do ano.

No acumulado do ano, os Supermercados do Estado do Rio de Janeiro geraram 1.944 empregos formais, sendo este o saldo entre o número de contratações e o de demissões. O desempenho neste  ano foi muito melhor que o observado no mesmo período de 2023, quando o setor registrou o fechamento de 1.038 postos de trabalho no estado.

Com boas notícias neste Dia do Comerciário, a ASSERJ parabeniza os trabalhadores de todo o Rio de Janeiro e faz votos de prosperidade para o restante do ano. Feliz Dia do Comerciário.

Por Publicado em: 21 de outubro de 20240 Comentários