Mundial de Clubes aquece supermercados do Rio: vendas crescem até 7% em Copacabana

O clima de Copa do Mundo de Clubes da FIFA tem movimentado o comércio carioca, especialmente os supermercados. Em Copacabana, bairro que abriga a FanFest oficial para os torcedores assistirem aos jogos, as vendas têm registrado crescimento, de acordo com levantamento da ASSERJ.

As bebidas lideram o crescimento nas gôndolas, com alta de até 7%, segundo os gerentes do Pão de Açúcar e do Mundial. Na sequência, as cernes aparecem com incremento de até 5% em alguns estabelecimentos, como no Supermercado Inter, especialmente em dias de jogos do Flamengo. Também se destacam as padarias, que tiveram aumento de até 5% nas vendas, impulsionadas principalmente nos jogos à noite e nos dias mais frios.

O crescimento, porém, varia de acordo com o dia, o horário das partidas e até as condições do tempo. Patrícia de Jesus, gerente do Mundial, destaca que o maior impacto é nos finais de semana e nos jogos noturnos. “Depende muito da hora do jogo. No fim de semana, carnes e bebidas são os destaques. Já à noite, notamos um crescimento de 3% em categorias como pão, queijo e vinho”, afirma.

No Supermercado Zona Sul, a assistente de gestão Alessandra Barros confirma a tendência. “Depende do tempo, do sol e da expectativa do jogo. Bebidas e carnes tiveram um aumento de 3%, principalmente nos dias mais quentes. Já em dias frios ou de chuva, padaria e snacks também subiram 3%”, relata.

A rede Pão de Açúcar também viu as vendas crescerem. Segundo Márcio Santos, gerente da unidade em Copacabana, as vendas de carnes aumentaram 5%, e a padaria acompanhou o ritmo, com o mesmo percentual de crescimento.

O impacto dos jogos do Flamengo é ainda mais expressivo. No Supermercado Inter, Carlos Vinícius, gerente da loja, afirma que, em dias de partidas do rubro-negro, as vendas de bebidas saltaram entre 6% e 7%. “Quando o Flamengo joga, o movimento aumenta bastante, especialmente no setor de bebidas”, comenta.

Além dos itens tradicionais para os dias de futebol, a venda de água mineral também apresentou crescimento. Pedro Tavares, gerente do Redeconomia localizado na Rua Princesa Isabel, relata um aumento de 3% nas vendas. Ele acredita que os preços elevados praticados dentro da FanFest têm levado muitos torcedores a buscar alternativas mais econômicas antes de ir para o evento.

A expectativa do setor é de que, com o avanço dos times cariocas no torneio, o movimento nas lojas continue aquecido nas próximas rodadas.