Margem bruta fica praticamente estável no 1º semestre entre as maiores varejistas do setor, segundo estudo da SA+Varejo

O resultado foi apurado pela SA+ Ecossistema de Varejo

A margem bruta alcançada pelas cinco empresas do setor supermercadista que divulgam trimestralmente seus resultados permaneceu praticamente estável entre janeiro e junho deste ano em relação a iguais meses de 2023. O indicador médio delas, medido pelo IndexVA5, calculado pela SA+, ficou em 21,2% – apenas 0,2 ponto percentual acima de igual período do ano passado.

A conta inclui Carrefour, Assaí, Grupo Mateus*, GPA e Cencosud, cujos indicadores de desempenho são contemplados no relatório Varejo Alimentar em Contexto (clique aqui para baixar gratuitamente), produzido pela SA+ Ecossistema de Varejo, conforme a performance dessas varejistas é divulgada.

Entrando no detalhe do indicador, o estudo da SA+ aponta que o Carrefour teve uma ligeira perda de 0,2 pp (ponto percentual) na margem bruta de janeiro a junho de 2024 x 2023, enquanto o Cencosud perdeu 0,7 pp. Nas companhias que tiveram ganhos, o Assaí elevou ligeiramente a margem bruta em 0,3 pp e o Grupo Mateus em 0,1 pp.

A maior alta do 1º semestre coube ao GPA, que avançou 1,7 pp, alcançando 27,7% no 1º semestre deste ano. A companhia reportou diversas melhorias em seus negócios.

Em sua bandeira Pão de Açúcar, que opera supermercados premium, foi registrado um aumento no fluxo de clientes e no preço médio, com destaque para seções que diferenciam a marca, como padaria, frios, laticínios e hortifruti.

Já no formato de proximidade, o resultado vem da revisão do sortimento e da implementação do gerenciamento por categorias.

O GPA concluiu recentemente seu processo de turnaround. A expectativa é de que os indicadores continuem evoluindo, ajudando a empresa a reverter o prejuízo dos primeiros seis meses deste ano.

“O desempenho positivo no segundo trimestre marca a consolidação bem-sucedida do nosso turnaround, com avanços expressivos em vendas, volume e manutenção do market share, especialmente em São Paulo. Desde o anúncio da reestruturação, temos mostrado avançado de forma contínua, com melhoras recorrentes em nossos indicadores operacionais, mesmo diante de um cenário macroeconômico ainda desafiador”, afirma Marcelo Pimentel, CEO do GPA.

Falando com exclusividade para a Asserj, o executivo comentou: “Seguimos apostando na melhoria operacional, e consequente redução da alavancagem financeira, como motor de crescimento. Nossos resultados históricos de margem bruta e Ebitda comprovam que a estratégia tem sido bem-sucedida”.

 

(*) Atuação nos estados de Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins, Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas

Por Publicado em: 23 de setembro de 20240 Comentários