Marcas próprias estão no centro da disputa entre Supermercados e Atacarejos
Mercado de Private Label ainda é dominado pelas gigantes Pão de Açúcar e Carrefour
As marcas próprias estão no meio de uma potencial disputa entre marcas de supermercados e empresas do atacarejo. A informação é do Infomoney. Os produtos que são desenvolvidos pelas próprias marcas do varejo têm desempenhado uma importante estratégia de venda para impedir a evasão de clientes rumo ao cash and carry – modelo de negócio baseado no autoatendimento, no qual o cliente escolhe seus produtos, paga e leva tudo para a casa sem o intermédio de vendedores.
No Brasil, segundo a Nielsen, cerca de 20% das vendas no mercado varejista pertence a essas marcas que pegaram o pioneirismo. Ao todo, elas representam apenas 2% dessa fatia, de um total de 23% de média mundial.
As principais marcas responsáveis por essa expansão foram o Grupo Pão de Açúcar e o Carrefour, que viram a venda de itens de sua marca própria saltarem desde 2018. Essa tem sido a principal estratégia das duas marcas para direcionar seus clientes para o atacarejo, que vem em crescimento desde 2013.
“Esse é um dos pilares (da estratégia de marcas próprias): frear essa saída do cliente para o cash and carry. Nós criamos uma marca que pode oferecer um custo-benefício ainda maior do que ele encontra hoje nesses concorrentes”, explica o Diretor de Marcas Exclusivas do GPA, Allan Gate Hock.
O Pão de Açúcar decidiu investir na criação de produtos top de linha para sua franquia Qualitá, mirando o público ‘premium’ que tem sido cada vez mais frequente no consumo dos itens da companhia.
Enquanto as gigantes supermercadistas estão mirando nos produtos de sua própria linha, marcas como o Prezunic e o Supermarket estão apostando em lojas intimistas, menores e com uma variedade de serviços para os clientes, como uma alternativa ao formato atacarejo.