Liderança servidora: a chave para o sucesso

Treinamento sobre liderança, ministrado pela consultora de varejo da ASSERJ, Walquyria Majeveski, apresentou conceitos, insights e estratégias para adoção de uma liderança servidora no setor supermercadista

Os times de Comunicação e Marketing, Gestão de Pessoas, Atendimento e Gestão de Processos aproveitaram a manhã de quinta-feira (17) para aprender sobre liderança servidora para atuar melhor e levar todo esse aprendizado e mudança de mindset para o setor supermercadista. O curso “Desenvolvimento de Liderança de Supermercados” é o módulo 4 do programa “Imersão no Varejo”, ministrado pela consultora de Varejo da ASSERJ, Walquyria Majeveski, e oferecido a todos os colaboradores da Associação.

A especialista falou sobre o desafio da liderança ao lidar com colaboradores de diferentes gerações com propósitos e objetivos distintos. As gerações Z e Millennials, informa, preferem o trabalho remoto, porém o setor de supermercados exige a presença física nas unidades. Neste sentido, como os líderes podem incentivar a mudança de comportamento, atrair e engajar esses colaboradores? Como lidar com o alto turnover e o absenteísmo?

A solução, pontua Walquyria, passa pela liderança servidora exemplificada num vídeo do economista e consultor James Hunter, autor do best-seller O Monge e o Executivo, em que reflete sobre o papel do líder e como ele lida com os colaboradores. Hunter afirma que ao comandar pessoas e interagir com elas, o gestor deve sempre ter em mente três perguntas que, certamente, os colaboradores fazem: “Posso confiar em você?” – “Você está comprometido?” – “Você se importa comigo?”

No vídeo, Hunter ressalta que é fundamental saber ouvir e ter tempo para os colaboradores. Além disso, ele ensina que a construção da liderança deve ser pautada pela autoridade e não pelo poder coercitivo e ameaçador. “Temos que servir e nos sacrificar, como agiram grandes líderes”, recomendou.

Por definição, explicou Walquyria, “a liderança servidora é a habilidade de influenciar e engajar as pessoas à ação por meio de um caráter que inspire confiança e excelência”. Ensinar sempre pelo exemplo, pela conduta, recomenda e vai além: “Quando aceitamos a liderança servidora, transformamos o meio, o ecossistema do varejo supermercadista”.

Também foram apresentadas as barreiras ao desenvolvimento da liderança, que são: descrença, orgulho e preguiça. Já para o desenvolvimento do caráter, a especialista sugere aplicar os ensinamentos aprendidos na primeira infância, como colaboração, respeitar o outro, saber dividir e se relacionar com educação e cortesia, além de investir na formação continuada seja por meio da participação em cursos, palestras ou assistindo a filmes, podcasts e documentários de conteúdos relevantes.

No próximo mês, será realizado o último módulo fechando o programa Imersão ao Varejo. Por meio da Escola ASSERJ, a entidade estimula e investe na formação continuada dos colaboradores e associados com uma plataforma de cursos imprescindíveis para atuar de modo produtivo no setor supermercadista.

Por Publicado em: 17 de outubro de 20240 Comentários