Intensa movimentação na loja? Confira dicas de como amenizar as perdas operacionais

Uma intensa movimentação da loja requer atenção dobrada em determinadas categorias. Confira algumas dicas para evitar dor de cabeça com perdas conhecidas

A gestão eficiente de um supermercado envolve diversas práticas para minimizar as perdas, que podem afetar significativamente a rentabilidade e a operação do negócio. Quebras de estoque, furtos e desperdício de produtos perecíveis são alguns exemplos que exigem estratégias integradas e consistentes para serem reduzidas ao máximo.

Segundo a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas, de 2022 para 2023, as perdas aumentaram 6,08% nas lojas, resultando em um prejuízo de quase 35 bilhões de reais para o varejo. No levantamento, foi apontado que esse é o maior índice médio de perdas já registrado pela pesquisa.

“Cresce muito a importância do investimento nesta área de prevenção de perdas e na contratação de profissionais para melhor gestão do estoque e controle dos furtos, pois todas essas consequências diminuem a competitividade tendo reflexo na redução dos lucros e impactando o preço dos produtos para o consumidor”, explicou Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe.

Em um calendário repleto de oportunidades para o varejo brasileiro, algumas datas festivas, que podem e devem ser exploradas pelo time comercial e de marketing, chamar a atenção da equipe de prevenção de perdas é fundamental para garantir que a margem de lucro não seja afetada pelas ‘perdas conhecidas’. Confira algumas dicas:

1 – Conscientize todos os colaboradores da loja sobre a importância de prevenir perdas. É essencial que todos saibam o impacto que elas têm no negócio, inclusive diretamente em seus salários.

2 – Mantenha a equipe sempre treinada; em períodos de grande movimentação recomende atenção redobrada em relação a comportamentos e atitudes suspeitas nas lojas.

3 – Realize inventários periódicos, registrando toda e qualquer movimentação de seu estoque; dessa forma o varejista terá um panorama real da sua perda nas operações.

4 – Mantenha o ambiente de loja sempre organizado, assegurando, por exemplo, que todas as áreas estejam iluminadas adequadamente. Evite pontos cegos na loja.

5 – Invista em tecnologia (as mais usuais no varejo são o EAS, com antenas e etiquetas antifurto, e o sistema de CFTV); verifique as soluções mais adequadas para o seu tipo de negócio.

Por Publicado em: 16 de julho de 20240 Comentários