Supermercados apostaram na criatividade em trades para o Rock in Rio, veja

Carrefour
Marcas provaram que mesmo fora do radar dos rockeiros, elas cativaram o público do festival

O Rock in Rio terminou, mas o saldo do festival ainda é contabilizado pelos setores que foram beneficiados pelos mais de 700 mil visitantes que passaram pela Cidade do Rock, em dois finais de semana, com megashows, atrações temáticas, brindes e, é claro, muitas compras. Segundo dados do festival, cerca de 46% do público desta edição veio de fora do Rio de Janeiro.

Um dos setores que mais se beneficiou do evento foram os supermercados. As lojas na Barra da Tijuca aguardavam uma expectativa de 12% no aumento das vendas gerais, enquanto os fornecedores de bebidas, em especial a Heineken, um acréscimo de 20% nas vendas. Ao todo, segundo a Prefeitura do Rio, espera-se que o festival tenha cumprido a expectativa de injetar R$ 2,9 bilhões na cidade.

Mesmo fora da “Rota do Rock”, o Carrefour Barra da Tijuca não deixou o Rock in Rio passar em branco. A unidade reuniu ações feitas em parceria com fornecedores e patrocinadores do evento e proporcionou ao seu público uma experiência interessante: uma mini balada durante as compras para o festival.

“As principais ações que aconteceram em nossa loja foram dos patrocinadores do evento, como Heineken, KitKat e Colgate, que usaram os espaços das nossas lojas através de retail media para chegar aos clientes. Aqui na loja, nós aproveitamos o momento em que a cidade está para fazermos promoções de produtos específicos como bebidas e snacks”, afirmou Karen Andrade, coordenadora de comunicação do Carrefour RJ.

O desenho do trade 360 do Carrefour foi feito em parceria com a Heineken e o time dedicado de retail media da varejista francesa. A ação para o festival foi o ponto de partida de um investimento que busca alavancar este conceito nas lojas da empresa. “A negociação com a Heineken foi toda desenhada em parceria com o time de retail media do Carrefour e do trade nacional da Heineken”, afirmou Karen.

A estratégia foi executar um plano 360 onde toda a estrutura da loja foi utilizada, proporcionando uma mescla entre a compra e as ações de trade marketing. O objetivo, além de deixar a experiência de compra mais acessível e criativa ao consumidor, foi apresentar o portfólio da Heineken aos apaixonados por cerveja.

“O Carrefour é o maior varejista do país e tem uma atuação regional muito importante, sempre de olho com o que acontece para atender melhor o cliente. E isso ficou muito claro quando nos juntamos aos principais parceiros do festival que aconteceu na cidade maravilhosa, nos adequamos nossa forma de atender”, disse  Felipe Martins, comprador da categoria Líquida Alcoólica Carrefour e Sam’s Club regional do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Aposta do Hortifruti foi: frutas!

Para fazer funcionar a ideia das vendas, as redes de supermercado da Avenida Abelardo Bueno apresentaram um trade marketing criativo somado a ações organizadas para unir comodidade e preço aos visitantes correntes. Foi registrado um aumento de 7% do público esporádico nessas lojas, consumidores que compraram snacks e garrafas de bebidas não álcoolicas para o show.

O Hortifruti Natural da Terra apostou em produtos que são o seu carro-chefe: frutas! A loja aumentou sua capacidade de produção da seção de frutas processadas e as conservou em embalagens permitidas pela segurança do evento. Junto disso, a loja separou um arsenal de garrafas com sucos naturais e água de coco, ótimas fontes para hidratação.

“O apoio dos nossos fornecedores foi fundamental para promovermos durante os dias do evento as degustações, ações de trade e outras opções criativas”, afirmou Elaine Queiroz, diretora de operações do Hortifruti. A movimentação da marca para alcançar os clientes do festival foi fundamental para trazer o olhar para uma outra ação, conhecida da rede, a venda das sopas e caldos com exposição na frente da loja visando uma comodidade maior ao público.

Por Publicado em: 23 de setembro de 20240 Comentários