Hoje é comemorado o Dia Mundial do Leite
O rebanho leiteiro brasileiro é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas da Índia
Criado em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), o Dia Mundial do Leite tem o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população.
No Brasil, a data ganha cada vez mais força diante da importância do alimento para a economia do país. O leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária brasileira, ficando à frente de alguns mais tradicionais como café beneficiado e arroz.
O agronegócio do leite e seus derivados desempenham um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população. A produção está em torno de 34,6 bilhões de litros anuais, segundo dados do IBGE de 2022. O rebanho leiteiro brasileiro é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do da Índia. São cerca de 70 milhões de animais utilizados na pecuária de leite, entre vacas, novilhas, bezerras e touros.
Busca pela alíquota zero na reforma tributária
Produtores do Brasil inteiro, junto com lideranças políticas e sociais, realizam hoje uma série de atividades para mostrar o papel da cadeia láctea, que alimenta, gera empregos e renda em praticamente todas as cidades brasileiras.
A principal reivindicação dos produtores está relacionada às regras que regulamentam a Emenda Constitucional (EC) 132, promulgada em dezembro passado pelo Congresso e que promove a reforma tributária. Eles defendem que sejam incluídos produtos lácteos na cesta básica nacional, que tem alíquota zero, e seja estabelecido um crédito presumido de 100% para produtores de leite não contribuintes e evitar o imposto seletivo sobre seus derivados.
Atualmente, 22 produtos lácteos têm alíquota zero, enquanto os produtores recebem um crédito presumido de 50%.
Fonte: Agência Câmara de Notícias