Contabilidade sob medida para supermercados. Vem conhecer a Focus!

No cenário dinâmico e altamente competitivo dos supermercados, onde a eficiência operacional e a gestão tributária correta fazem toda a diferença, o Grupo Focus de Contabilidde é uma referência no setor. Com 12 anos de trajetória, a empresa se consolidou como especialista em contabilidade e consultoria para supermercados, acompanhando de perto as necessidades e desafios dos empresários oferecendo soluções eficazes e personalizadas.

Agora, com a recente Fusão com a ADCCONT, a Focus deu mais um passo para se tornar um dos maiores grupos contábeis da América Latina, unindo tecnologia de ponta com uma expertise profunda no mercado.

O fundador e diretor do Grupo Focus, Alcir Guimarães, em entrevista exclusiva para a ASSERJ, explicou que o processo de M&A (Mergers and Acquisitions, que em português significa Fusões e Aquisições) levou 10 meses. “Eu fui ver a operação acontecendo e a forma como ADCCONT trabalha. Eu nunca tive sócio e esta Fusão trouxe uma segurança muito grande para mim”, afirma.

O novo conglomerado projeta um faturamento de R$ 53 milhões para 2024, com a expectativa de ultrapassar os R$ 60 milhões no ano seguinte. A Fusão visa criar uma estrutura ainda mais robusta para atender empresas de todos os portes, com foco em inovações tecnológicas, robotização de processos e uso de inteligência artificial para otimizar os custos operacionais dos clientes.

“Com a Fusão, conseguimos combinar a nossa expertise no setor supermercadista com a robustez e a tecnologia da ADCCONT. A robotização de processos, por exemplo, vai otimizar os custos de empresas que ainda dependem de muitos trabalhos manuais. Isso é especialmente importante para pequenos e médios empresários, que conseguem reduzir custos com mão de obra e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência da operação”, afirma Alcir.

A Focus 

O Grupo Focus foi fundado com a missão de transformar a gestão contábil dos supermercados, um setor com particularidades complexas e, muitas vezes, negligenciado pelas tradicionais empresas de contabilidade. Alcir Guimarães, relembra o início da jornada: “Comecei com 15 anos como office boy na empresa de contabilidade do meu pai, que fazia de tudo sem foco específico. Não quis continuar e fui trabalhar no The Bank of New York Mellon Corporation (foco no mercado financeiro) onde fiquei por sete anos. Depois, tive vontade de voltar para a contabilidade tradicional e entrei na Sojitz do Brasil S/A – Frade Japão Petróleo. Foi um grande aprendizado e nesse período um dos donos da Rede Economia, Jorge Henrique Viana da Silva, que conhecia meu pai, me chamou para internalizar a contabilidade para ele”, lembra.

“Foi aí que eu conheci o chão de loja, todas as operações desde uma negociação até a realidade tributária do supermercado, perdas financeiras, enfim, muitos desafios pela frente. Comecei a implementar todos esses processos para montar de fato uma gestão de controladoria. Na época, eram 3 lojas e hoje são 20. Jorge Viana é realmente fora da curva, comprou a ideia e foi o meu primeiro cliente. No início da Focus, em 2012, eu tinha três funcionários e agora, com a fusão, emprego mais de 500 pessoas. Temos atuação no Rio, São Paulo, Goiás e Bahia”, ressalta.

Alcir Guimarães salienta que “aventureiros não se mantêm no setor supermercadista. Completamos 12 anos agora em 2024. Foram 12 anos de erros, dores, muitos desafios que pareciam intransponíveis, mas são 12 anos de muito sucesso também. Ver uma carteira de clientes consistente é muito prazeroso, assim como ouvir o cliente falando bem da sua empresa. Se não fosse a área de Qualidade, não teríamos funcionado tão bem. Se os supermercadistas fizessem isso nas lojas deles seria sensacional”.

Para concluir, Alcir ressaltou o papel e a representatividade da ASSERJ e do presidente da entidade: “Estou no varejo supermercadista antes da gestão do Fábio Queiróz na presidência da ASSERJ e pude acompanhar claramente o que ele trouxe de mudança e inovação para o setor. Isso impactou a minha vida de contador porque trouxe uma organização da gestão supermercadista com treinamento, desenvolvimento e amadurecimento do setor. Nas reuniões do Conselho, Fábio plantou sementes e hoje colhemos uma gestão mais estruturada e eficiente nos supermercados. Ele é um visionário”, elogia.

A metodologia na prática

Na Focus, inicialmente é feito o briefing numa reunião de alinhamento onde são trazidas as realidades da rede de supermercados e dos funcionários de todas as áreas: pessoas, administrativo, financeiro, contábil, tributário. ”Entendemos as principais dores e elaboramos um plano de ação e criamos os treinamentos específicos para as equipes do supermercado”, explica.

“Na parte financeira, como devem ser feitos os lançamentos? Várias despesas realizadas no mercado têm crédito de PIS COFINS, por exemplo. Também avaliamos o que pode ser abatido no Imposto de forma legal, enfim, treinamos o time, de modo a preparar as equipes dos supermercadistas para que estejam alinhadas com os consultores da Focus”, acrescenta.

“Com a realidade tributária no Brasil ‘onde a todo momento é modificado cenário tributário’, muitos empresários não conseguem se estruturar neste sentido, correndo o risco de estar pagando além do devido em seus impostos/tributos”, avalia Alcir Guimarães.

Ele comenta que “depois da capacitação e da implantação passamos a ter reuniões bimestrais de status e apresentação do DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) com o lucro da operação dos supermercados”, acrescentando que o dono de supermercado não tem tempo, e então precisamos pontuar quem são as pessoas-chave na operação e nós temos uma área de Qualidade que faz o pós-venda e acompanhamento para antever problemas futuros.

O Grupo Focus está pronto para enfrentar os próximos desafios com uma equipe robusta, um portfólio de soluções mais amplo e a tecnologia

Por Publicado em: 12 de novembro de 20240 Comentários