GPA apresenta melhora operacional no primeiro trimestre de 2024
Resultados da margem EBITDA apresentaram o melhor saldo nos últimos nove trimestres
O Grupo Pão de Açúcar anunciou seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2024, e identificou que o resultado operacional de todas as suas bandeiras foi positivo. O GPA registrou um sólido crescimento de receita, com destaque para os supermercados, em um processo de melhoria contínua da perfomance operacional.
Os números da margem EBITDA Ajustado chegaram ao seu melhor resultado nos últimos nove trimestres com crescimento de 8,1%, uma considerável expansão de 41,4% em comparação com o primeiro trimestre de 2023.
“A disciplina e, especialmente, a consistência na execução para a entrega dos objetivos e metas estabelecidas nos seis pilares estratégicos, têm alcançado, mês a mês, mais reconhecimento dos nossos clientes: já são seis trimestres consecutivos de aumento de market share, considerando o mercado de autosserviço, mesmo frente a uma forte base de comparação com o 1T23; e um avanço de 13 pontos de NPS nos últimos 12 meses”, afirmou Marcelo Pimentel, CEO do GPA.
Em seu relatório, o GPA destacou cerca de R$ 428 milhões gerados a partir do Caixa Livre Operacional nos últimos 12 meses, representando uma melhora de 736 milhões de reais. Assim como o aumento de 10,3% nas vendas da bandeira Pão de Açúcar e 22,8% do formato Proximidade. No e-commerce, o crescimento foi de 25,1% na operação.
O lucro bruto do GPA totalizou R$ 1,2 bilhão no primeiro trimestre, uma margem de 27,2%, “Iniciamos 2024 com uma companhia mais leve, com uma estrutura ainda mais equilibrada, que nos dá mais flexibilidade para executar o plano de retomada do negócio para o qual nos propomos, com aumento da rentabilidade e aceleração dos resultados”, completou o CEO.