Fevereiro fechou com bons números de emprego para os supermercados

Setor supermercadista do Rio de Janeiro consolida números positivos no último mês

Pela primeira vez, nos últimos três anos, o setor teve mais entradas de emprego do que saídas. Foram abertos cerca de 327 postos de trabalho com carteira assinada nos supermercados do Estado do Rio de Janeiro, apontou levantamento da Future Tank, consultora econômica da ASSERJ, com dados do CAGED, nesta quinta-feira, 28. Um sinal positivo para o setor supermercadista em 2024.

Em nível nacional, foi observado uma abertura de 1.943 vagas no setor, em fevereiro. Segundo o levantamento, das 27 Unidades da Federação, treze obtiveram resultados positivos no último mês.

O Rio de Janeiro foi o 4º estado com o melhor índice nesse levantamento, atrás apenas de São Paulo (+2.579), Paraná (+1.006) e Mato Grosso (+492). No Brasil, os três piores estados na lista foram Maranhão (-848), Rio Grande do Sul (-630) e Ceará (-464).

Mesmo com o resultado positivo, o setor supermercadista do Rio de Janeiro acumulou um saldo de 543 postos perdidos de trabalho no 1º bimestre, ocasionados, em grande parte, pelas contratações sazonais ocorridas em janeiro.

“O alto índice de demissões é motivado pelos empregos temporários do final de ano e do carnaval. Se ponderarmos, estaremos percebendo um inicio de ano espetacular para o setor. É um sinal de um 2024 muito mais positivo”, explicou Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.

O mandatário ainda comemorou o saldo de 8.000 empregos, diretos e indiretos, gerados com a realização da Super Rio Expofood 2024. “Fechamos o balanço de 2024 e constatamos cerca de pouco mais de 8.000 empregos gerados com a feira. Uma grande prova da importância desse evento para o setor alimentício e economia do estado”, completou.

Nos três dias de evento, a SRE Trade Show 2024 recebeu cerca de 68 mil pessoas nos pavilhões 3 e 4 do Riocentro. Ao todo, a feira conseguiu atingir o recorde de R$ 4,2 bilhões em negociações realizadas por supermercadistas, industriais e outros prestadores de serviço.

Por Publicado em: 28 de março de 20240 Comentários