Excelente notícia! ASSERJ explica crescimento expressivo em supermercados no primeiro semestre de 2025

O varejo supermercadista segue registrando crescimento e resultados marcantes em 2025. Mesmo com o cenário de inflação em alta, segundo dados do Índice de Consumo em Supermercados (ICS), levantamento conduzido pela Alelo, empresa de benefícios corporativos e gestão de despesas corporativas, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o setor teve mais um avanço em junho de 2025, fechando o primeiro semestre em alta e mantendo o ritmo positivo apontado durante 2025.
De acordo com o ICS, no sexto mês do ano, houve aumento de 0,7% no número de transações efetivadas em supermercados em comparação com maio, com alta mais marcante de 2,9% no faturamento nominal. O resultado foi alavancado pela subida de 2,2% no ticket médio por compra em termos nominais.
O consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, explica a importância desses indicadores para o setor: “Os números do ICS Alelo-Fipe revelam uma alta expressiva do faturamento dos supermercados brasileiros em junho, na sequência de bons resultados já observados nos meses anteriores. Esse resultado contribuiu para o crescimento nominal de dois dígitos no acumulado do primeiro semestre, o que provavelmente é o melhor resultado do varejo como um todo. Uma ótima notícia para o setor”.
“Destaque também para o crescimento do número de transações bem menor que o do ticket médio, sinal de que os consumidores estão indo menos ao mercado mas enchendo mais o carrinho de compras, atitude típica de momentos de elevada inflação, como o que passamos esse ano”, finaliza o consultor econômico da ASSERJ.
Acumulado em 2025 e em 12 meses
No compilado do primeiro semestre desde ano, o ICS reforça o momento positivo para os supermercados, com um crescimento de 4,2% na quantidade de transações totais, de 12,6% no faturamento nominal e de 8% no valor médio por compra.
Já no acumulado dos últimos 12 meses, o varejo supermercadista também apresenta números expressivos, com volume de transações efetivadas subindo 7,3%. O valor transacionado registrou alta de 16%, enquanto o ticket médio cresceu 8,1%.
Mesmo com pressão inflacionária, consumo se mantém
De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou subida de 0,24% em junho, com alta de 2,99% em 2025. Já os dados aprestados pelo ICS significam que, mesmo em um cenário de pressão inflacionária alta, o comportamento de consumo da população se mostra resiliente e forte. O crescimento no faturamento e no ticket médio mostra que o varejo supermercadista segue como preferência e os consumidores continuam ativos.
Para a ASSERJ, os números reforçam o papel fundamental dos supermercados no serviço essencial de abastecimento da população e o dinamismo do setor, que tem se mostrado um sólido pilar para a economia do estado do Rio de Janeiro e do Brasil.