Trade marketing vende! Don Luiz prova como!

Muito se fala sobre o papel do trade marketing no varejo, mas quando a estratégia é bem planejada e executada com foco, os resultados aparecem de forma concreta. Um exemplo claro disso é o desempenho da Don Luiz, que registrou um crescimento de 34% nas vendas no segundo trimestre em comparação com o mesmo período de 2024 – reflexo direto de uma mobilização intensa em torno das ações para o São João, a maior campanha da história da marca.
“O segundo trimestre havia chegado com um grande desafio: executar o maior São João da história da marca. A mobilização foi geral: time de marca, comercial, ontrade e offtrade”, afirma Luis Nato, sócio e diretor de crescimento da Don Luiz.
Para o canal offtrade, o foco, de acordo com o executivo, foi claro: aumentar a presença e a relevância da marca dentro das principais redes de autosserviço, especialmente aquelas consideradas K.A (key accounts).
“Fizemos um extenso planejamento que envolvia tanto ações online quanto offline. Nossa missão era gerar a maior relevância possível dentro das redes, elevando a performance de venda e o impacto da marca nos pontos de venda”, explica Nato.
Dentro dessa estratégia, a empresa definiu quatro lojas-alvo para ações específicas de ativação de ponto extra com posicionamento de pallet, exigindo um grande volume de produto em loja e gestão precisa dos estoques para atender à alta demanda projetada.
O resultado foi expressivo: essas lojas apresentaram um crescimento de performance de 52% no período, demonstrando o potencial do trade marketing bem executado como ferramenta de geração de demanda e visibilidade. “As lojas que receberam esta ativação tiveram um crescimento de performance de 52%, consolidando todo o trabalho realizado. Então sim, trade marketing funciona!”, reforça Nato.
Além dos resultados quantitativos, a ação fortaleceu o posicionamento da Don Luiz nos PDVs e estreitou a relação da marca com os canais de venda, mostrando que, quando se une estratégia, execução e sinergia entre os times, o trade marketing se traduz em vendas — e em valor de marca.
O sucesso e crescimento da Don Luiz no varejo supermercadista fluminense está intrinsecamente ligado à SRE, como relata Nato: “Para o varejo, pensando enquanto negócio viemos na SRE ano passado (2024) com a expectativa de apresentar o produto e mostrar quem éramos. Percebemos que, de todos que passaram em nosso estande, 80% não nos conhecia, 15% já tinha ouvido falar e 5% conhecia de fato. Então, a participação na feira foi muito para mostrar quem era a Don Luiz, apertar a mão de pessoas que não teríamos a oportunidade de conversar e isso destravou muito para nós. Hoje, já estamos em quase todos os varejos do Rio de Janeiro. Contabilizamos 40 redes fortes com mais lojas. O resultado mensurável disso é chegarmos na SRE deste ano já sendo líder de categoria, com 30% de participação na categoria de licorosos. Então, os benefícios da feira foram totais nesse canal específico”.
“Conseguimos crescer sem investimento externo, o que é raro hoje em dia. Ano passado, faturamos R$ 28 milhões com um SKU único, sem investimento externo, com capital próprio, crescendo há sete anos, dobrando ano a ano e negociando com redes, porque geramos demanda com recorrência e o público tem comprado a ideia do produto”, finalizou o sócio.
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