Escola Asserj promove curso de manipulação de alimentos em serviços de alimentação
Escola Asserj promoveu nesta segunda-feira, 26, o curso Noções Básicas de Higiene e Boas Práticas em Manipulação de Alimentos em Serviço de Alimentação
A escola da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, promoveu na tarde da segunda-feira, 26, mais um curso de formação de profissionais para atuarem dentro dos supermercados. Realizado via on-line, os alunos puderam aprender sobre as noções básicas de higiene e boas práticas em Manipulação de Alimentos em Serviço de Alimentação.
Para ministrar essa aula a Asserj trouxe a professora Nathalia Coutinho, médica veterinária e consultora de Controle de Qualidade e Segurança dos Alimentos, e ensinou aos associados a importância vital da higiene para o manuseio de alimentos, os cuidados com as bancadas, as roupas, e noções sobre a questão da limpeza dos setores com contato direto com alimentos como açougue e hortifruti.
Em dado momento, Nathalia ensinou aos alunos da escola Asserj a importância de lavar as mãos, com técnicas utilizadas em centros cirúrgicos, assim como um manual com diversas etapas que devem ser seguidos por funcionários que manipulam os alimentos diretamente.
Nathalia relembrou aos associados que “os estabelecimentos precisam entregar os equipamentos de proteção, os chamados EPIs, e ensiná-los a usar. É muito importante que haja essa informação e o treinamento para o manipulador, e esse colaborador precisa ficar atento para a manutenção deles”, afirmou.
Para a Escola Asserj, a palestra foi um sucesso e contou com cerca de 35 associados, que puderam ter um aprendizado fundamental para trabalhar como manipulação de alimentos. Além do curso de noções básicas de higiene, outras atividades estão disponíveis para serem realizadas por qualquer supemercadista.
“Acredito que o curso de Noções básicas de manipulação de alimentos de ontem contribuiu para o entendimento dos nossos colaborares sobre questões de legislação e higiene pessoal, pois foi abordado questões valiosas nesse tema e a reciclagem do nosso time é de grande valia”, comentou Railly Cavatti, analista de Recursos Humanos do supermercado Intercontinental.