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Saiba qual é geração que mais enche os carrinhos!

25/11/2025 • Last updated 10 Days

Comportamento & tendência
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Um dos temas mais debatidos de 2025 é a mistura geracional que vivemos atualmente. Com 6 gerações diferentes convivendo simultaneamente, tudo é impactado pela forma específica como cada uma se comporta. Saber equilibrar as estratégias para abraçar a todos é fundamental. Porém, também é preciso saber os comportamentos de cada uma delas. E você sabe qual geração mais consome no varejo supermercadista?

Nascida entre 1965 e 1980, a Geração X é a protagonista desse tema. Assídua consumidora, é responsável pelos maiores volumes de compra, tanto em quantidade de itens quanto em valor gasto. Com idades entre 40 e 59 anos, esse grupo reúne adultos economicamente ativos, muitos deles chefes de família, um perfil que ajuda a explicar seu peso nas vendas. Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os integrantes da geração "X" representam cerca de 20% da população nacional, o que reforça seu peso estratégico.

De acordo com dados da Rock Encantech, no primeiro semestre deste ano, a geração "X" foi a maior clientela de todos os tamanhos de negócios do varejo supermercadista.

- 1 a 4 checkouts: 44,8%;
- 5 a 9 checkouts: 45%;
- Acima de 10 checkouts: 43,9%.

Na média entre todos os formatos, eles representam 44,7% dos consumidores, referendando sua força de presença (sendo 56,2% desse público composto por mulheres e 43,8% por homens).

Ticket-médio e volume: liderança disparada na corrida dos carrinhos

Se a maior presença não é suficiente, a geração "X" também registra os maiores níveis de gasto entre todas as faixas geracionais. O consumo mensal varia de R$ 1.237,25 a R$ 1.439,02, superando outras gerações com distância.

Já no ticket-médio, a liderança desse público também é consolidada, com gasto de R$ 191,26, enquanto a segunda colocada, a geração Y (ou Millennials) soma R$ 182,42. Até no número de itens por carrinho os "X" lideram, com uma média entre 20 e 25 produtos por compra. Os Millennials vêm logo atrás, com 18 a 24 itens.

Perfil de consumo

Embora compartilhem o mesmo recorte geracional dentro do "X", adultos entre 40 e 49 anos e entre 50 e 59 anos apresentam preferências distintas.

Entre os consumidores de 40 a 49 anos se destacam biscoitos, cervejas, refrigerantes, sucos/água de coco e doces/ingredientes culinários. Já entre os de 50 a 59 anos, aparecem cervejas,
refrigerantes, biscoitos, doces/ingredientes culinários e leite.

As diferenças reforçam que, por trás de uma mesma geração, existem nuances relevantes de comportamento e entendê-las permite decisões mais precisas em sortimento, comunicação e posicionamento de marca.

Protagonistas, mas não em um monólogo

Para o varejo supermercadista, tratar a Geração X como protagonista é um comportamento estratégico. Porém é preciso muita atenção na forma de desenhar o planejamento para não criar ações que excluam outros grupos geracionais que compõe a base de clientes e que também possuem relevância em faturamento. Relembramos: o segredo está em equilibrar todos em um mesmo universo.