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Sabe onde o consumidor prefere comprar?

21/07/2025 • Last updated 4 Months

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A digitalização é uma realidade. Não há como discutir com o avanço dos canais digitais, mas mesmo com a expansão desse segmento, o supermercado segue resiliente e forte. Segundo a pesquisa Canais de Compra, promovida pela consultoria Varejo 360, as lojas físicas se mantêm como o canal preferido do consumidor para as compras, tanto do mês, quanto de reposição.

De acordo com o levantamento, 68% dos clientes ainda realizam a totalidade de suas compras de alimentos, bebidas e itens de higiene e limpeza de forma presencial. 30,4% mesclam os canais físicos e digitais, e 1,4% compram somente através do virtual. Sobre o local de compra preferencial, as lojas físicas dos super e hipermercados lideram, com folga, sendo a escolha de 67,2% dos consumidores. 27,2% selecionam os atacarejos e 2,8% as lojas virtuais.

Segundo Thaysa Nascimento, professora e pesquisadora do Centro de Estudos em Consumo do Coppead/UFRJ, o comportamento é explicado por fatores que apenas as lojas físicas do varejo supermercadista podem oferecer: "O consumidor continua a optar preferencialmente pelos supermercados em detrimento das opções virtuais. Esse comportamento pode ser explicado a partir de alguns fatores. O primeiro deles é o preço. Em um cenário de desequilíbrio socioeconômico, como é o caso do Brasil, grande parte da população busca sempre encontrar as melhores opções em termos de preço a fim de não comprometer o orçamento mensal. Nesse sentido, os supermercados acabam sendo preferência pelo fato de oferecerem muitas vezes valores mais atrativos, além de promoções de última hora. Outro fator importante é o imediatismo. Comprar e levar direto para casa, sem precisar esperar pela entrega, ainda é um fator altamente atrativo para o consumidor. Principalmente quando se trata da compra de mês, muitas vezes o consumidor aproveita o embalo das compras para chegar em casa, higienizar tudo e organizar da maneira que considera ideal para o restante dos dias".

No caso das compras de reposição, o cenário segue favorável às lojas físicas. 52,6% dos consumidores optam por super ou hipermercados. 19,4% preferem o atacarejo, 5,4% os canais digitais e 22,6% outros.

"A compra direto no supermercado também traz ao consumidor a sensação de maior controle sobre suas escolhas, principalmente com relação a itens como frutas, verduras, legumes e proteínas. Há um receio por parte do consumidor de que via loja virtual o produto não seria escolhido da mesma forma que ele escolheria no mercado", explica a professora.

Outro fator de relevância para o resultado, além das especificidades que apenas lojas físicas podem proporcionar, a pesquisadora também pontua a complexidade, para alguns consumidores, do uso da tecnologia: "Por fim, outro aspecto importante de ser mencionado é a dificuldade em lidar com a tecnologia. Muitos consumidores têm dificuldade em realizar suas compras via aplicativo por exemplo, por não considerarem os comandos tão simples. Além disso, existe um grande receio com as compras online. Isso torna a compra do mês, que é sempre uma compra de valor considerável, uma opção considerada mais segura pelos consumidores".

Considerando todos os pontos, os resultados apontados pela pesquisa Canais de Compra, realizada com quase 4 mil consumidores em todo o Brasil entre os meses de abril e junho de 2025, deixa uma conclusão muito clara: o varejo supermercadista é essencial para o cotidiano do brasileiro, sendo o principal destino de compra. Isso reforça o papel fundamental do supermercado como um ponto estratégico não só para a experiência do consumidor, mas também para indústria, fornecedores e parceiros, que têm nas lojas físicas grandes oportunidades de comunicar e criar vínculos com o cliente final, aumentando suas vendas. Ou seja, apostar no setor supermercadista é uma decisão certeira para todos os envolvidos no varejo.

“A loja física não é apenas um local de compra, é um espaço de relacionamento. Por isso, é fundamental investir na experiência do cliente e entender que, mesmo com a necessidade de pensar no avanço do digital para ampliar alcance e faturamento, o supermercado físico continua sendo o grande protagonista da jornada de consumo”, destaca o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz.

A ASSERJ celebra esses números com todos os seus associados, reforçando que eles representam uma grande conquista, mas também uma grande responsabilidade junto ao consumidor, que enxerga no nosso setor além de um serviço e sim uma parte essencial da vida. É preciso fazer valer essa confiança no relacionamento com o cliente.

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