WhatsApp-Image-2025-08-12-at-14.54.01.jpeg

Rio Innovation Week quebra recordes, consolida título de maior evento global de inovação e tecnologia e anuncia edição em São Paulo

15/08/2025 • Last updated 3 Months

WhatsApp-Image-2025-08-12-at-14.54.01.jpeg

O Rio Innovation Week 2025 quebrou todos os recordes desde a sua criação e consolidou o título de maior evento global de tecnologia e inovação. Realizado de terça a sexta-feira no Píer Mauá, o evento recebeu 205 mil visitantes, número 10,81% superior ao registrado no ano passado. Foram quatro dias de programação distribuídos pelos 90 mil metros quadrados do espaço, reunindo participantes de todos os estados brasileiros — 15% vindos de outros estados e 25% de fora da capital, segundo levantamento da Riotur e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDE).

A edição também registrou presença internacional recorde, com 30 delegações estrangeiras. O impacto econômico foi expressivo: a rede hoteleira atingiu 90% de ocupação no Centro e na Zona Sul, movimentando R$ 149,7 milhões, enquanto o total de negócios gerados chegou a R$ 4 bilhões.

Ao todo, 3 mil palestrantes de 20 países passaram pelos palcos do RIW, entre eles o Prêmio Nobel da Paz Denis Mukwege, a futurista Amy Webb, o tetracampeão de Fórmula 1 Sebastian Vettel e o físico Marcelo Gleiser.

Diante da dimensão atingida, a organização já planeja ampliar o alcance em 2026. Marcada para 4 a 7 de agosto, a próxima edição ocorrerá também em outros pontos da cidade, incluindo Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste. “Queremos democratizar ainda mais a inovação, levando o RIW a diferentes pontos da cidade e mantendo o compromisso de que tecnologia só faz sentido quando impulsiona o desenvolvimento humano, social e ambiental”, afirmou o cofundador do evento, Fábio Queiroz.

“Vamos expandir o Rio Innovation Week para outros pontos da cidade. A ideia é levá-lo para a Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste, abraçando ainda mais o Rio de Janeiro e democratizando ainda mais o acesso. Outra novidade é que vamos expandir o projeto Innovation Week para São Paulo, em maio de 2026”, completou o cofundador e diretor-Geral do evento, Jerônimo Vargas.

Este ano, o RIW renovou a parceria com a Marinha, que levou ao Píer Mauá o veleiro Cisne Branco e o NAM Atlântico, maior porta-helicópteros da América Latina, transformados em palco para batalhas de games e experiências imersivas.

Entre os destaques, John Maeda, da Microsoft, usou a culinária para explicar inteligência artificial; Rebeca Andrade anunciou que não competirá mais no solo; Graça Machel, homenageada pelos 80 anos, defendeu que a inovação deve servir ao ser humano; Vettel uniu esporte, sustentabilidade e tecnologia; Ney Matogrosso e Arnaldo Antunes emocionaram o público com apresentações à capela; e influenciadores como Gil do Vigor, Hugo Gloss, Manu Cit e Malu Borges mostraram a força do digital.

ASSERJ é protagonista: compromisso com o futuro

E a ASSERJ, mais uma vez, marcou presença com protagonismo, reforçando a pujança do varejo supermercadista. Por meio do palco Conecta Varejo, um dos mais disputados e impactantes do Rio Innovation Week, nosso setor atraiu olhares do mundo inteiro. Com o mote "O varejo que transforma o mundo, o mundo que transforma o varejo", o Conecta promoveu mais de 40 palestras ao longo dos quatro dias de evento, abordando as transformações do setor varejista, cenários futuros, temas de relevância e questões emergentes que merecem um foco atento, tudo sempre destacando um ponto comum: a experiência e a conexão humana são cada vez mais necessárias. Estiveram em nosso palco nomes como: Arthur Igreja, proprietário da Disrupt Treinamentos; Camila Farani, maior investidora anjo mulher da América Latina; Camila Salek, autora, palestrante, futurista do varejo e CEO da Vimer; apresentador Ciro Bottini; Dafna Blaschkauer, fundadora e CEO do SuperJump; Ricardo Zuccollo, vice-presidente de vendas da Unilever; dentre outros.

Além disso, ainda tivemos a ampliação do ASSERJ Hub, espaço destinado às startups com soluções para o varejo, que contou com a presença de cerca de 40 empresas. Ou seja, a edição deste ano reforçou o papel da ASSERJ como o elo entre varejistas, startups, investidores e grandes líderes.

Claro, o sucesso do Conecta Varejo não podia ser diferente. Afinal, foi do nosso palco que surgiu o RIW. O que nasceu como um projeto da ASSERJ com foco no fortalecimento do setor supermercadista fluminense, hoje, se tornou a maior plataforma de debate e inovação do maior evento de tecnologia do planeta. Da origem à vanguarda do futuro.

"Mais do que falar de tecnologia, falamos sobre pessoas. O Conecta Varejo é um espaço onde o varejo se transforma com propósito, ética e inovação", destacou Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.

O êxito do Conecta Varejo reafirma o compromisso da ASSERJ com a inovação, capacitação e valorização do nosso setor. Seguiremos investindo em iniciativas que promovam o avanço do varejo supermercadista fluminense, com responsabilidade, visão de futuro e foco nas pessoas.

"Encerramos mais uma edição histórica. Mas já começamos a planejar a próxima. Porque o futuro do varejo é uma constante e já começa hoje", concluiu Fábio Queiróz.

  • no-related-news