Rede Supermarket realiza feirão de empregos para pessoas com deficiência Imagem de header interno

Rede Supermarket incentiva inclusão em supermercados com feirão de empregos para pessoas com deficiência

Evento acontece na próxima quinta-feira (16) e oferece 300 vagas em diversos níveis de escolaridade, valorizando a participação de PCDs nos processos seletivos

13/07/2026

Associados em foco
Rede Supermarket realiza feirão de empregos para pessoas com deficiência

Rede Supermarket realiza feirão de empregos para pessoas com deficiência

Nesta quinta-feira (16), a Rede Supermarket realiza o Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência. Ao todo, são 300 vagas disponíveis para profissionais PCD em áreas variadas, com oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio e superior.

A ação, que acontecerá às 8h na unidade Supermarket Coelho Neto, faz parte de um trabalho contínuo da marca para promover a diversidade e ampliar o acesso ao mercado de trabalho no setor supermercadista. Cristina Felix, presidente do Comitê de RH da Rede Supermarket, conta para a ASSERJ que a ideia de realizar essa ação surgiu a partir de duas constatações.

"A primeira é que nos feirões anteriores, em 2024 e 2025, contratamos centenas de pessoas, mas percebemos que o público PCD não comparecia na mesma proporção. Já a segunda foi a convicção de que gerar oportunidades transforma vidas. Entendemos que era o momento de direcionar essa iniciativa exclusivamente para pessoas com deficiência, ampliando o acesso ao mercado de trabalho e aproximando profissionais talentosos das oportunidades existentes no Supermarket", afirma.

Importância da inclusão no setor supermercadista

O setor supermercadista é considerado a porta de entrada para a carreira de milhares de pessoas, oferecendo um amplo leque de áreas que atendem às mais diferentes especializações e perfis profissionais. No entanto, a inserção no mercado ainda é um grande desafio para pessoas com deficiência, que frequentemente se deparam com a escassez de vagas afirmativas e com a falta de programas estruturados para o desenvolvimento de suas competências nas empresas.

Por isso, ações como o Feirão de Empregos voltado para PCDs são um passo fundamental para naturalizar a inclusão dentro de um setor tão diverso em possibilidades, servindo como estímulo para o desenvolvimento e a especialização profissional desse público.

Cristina enfatiza que o objetivo por trás desta ação não é promover o negócio, mas justamente contratar profissionais talentosos e qualificados para os serviços. "Não é ação de marketing, é feirão de emprego com vagas reais e contratação para os candidatos que atendam os perfis das vagas disponíveis", afirma presidente do Comitê de RH.

Ela explica que o varejo supermercadista é o maior empregador privado do país e que a contratação de pessoas com deficiência não deve ser algo esporádico. "A Rede Supermarket quer que pessoas com deficiência ocupem postos em todos os níveis — da operação de loja ao administrativo. O objetivo é preencher 300 vagas com contratações efetivas e criar um fluxo permanente de inclusão, não um evento pontual", aponta Cristina.

Preparação e cultura organizacional são pontos essenciais

Além de abrir portas, o ecossistema do supermercado precisa se adaptar para receber os novos talentos. Para garantir uma integração positiva e boas oportunidades de crescimento profissional, o comitê de RH do Supermarket possui toda uma estratégia de acolhimento.

"O evento foi planejado para proporcionar uma experiência acolhedora, respeitosa e acessível. Os profissionais de RH das empresas associadas à Rede Supermarket estarão preparados para orientar os candidatos, realizar entrevistas, esclarecer dúvidas e identificar perfis compatíveis com as vagas, sempre com foco nas potencialidades de cada pessoa", explica Cristina.

A presidente do Comitê de RH da Rede Supermarket ressalta que o trabalho de inclusão não deve se restringir ao momento da contratação, mas também se consolidar no cotidiano para que os profissionais se sintam verdadeiramente parte da equipe e tenham suas competências valorizadas.

"A inclusão vai muito além da contratação aqui na Rede Supermarket. Trabalhamos para construir um ambiente de respeito, pertencimento e desenvolvimento. Nossas empresas investem em integração, acompanhamento da adaptação, sensibilização das equipes e ações voltadas à valorização da diversidade, para que cada colaborador tenha condições de desenvolver seu potencial e construir sua trajetória profissional aqui com a gente" afirma.

As lideranças das lojas passam por uma preparação para receber os novos funcionários, o que, segundo Cristina, é um dos pilares da inclusão. "Desenvolvemos treinamentos voltados para comunicação respeitosa, liderança inclusiva, prevenção de qualquer forma de discriminação ou assédio, acessibilidade atitudinal e valorização das diferenças. Nosso compromisso é formar líderes capazes de construir equipes mais humanas, acolhedoras e alinhadas aos princípios de respeito e igualdade de oportunidades", destaca.

Como funciona o feirão de empregos?

As 300 vagas do Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência do Supermarket estão distribuídas nas 152 lojas da Rede em todo o Estado do Rio de Janeiro. Elas contemplam diferentes níveis de escolaridade e, em cada categoria, o profissional encontra oportunidades para áreas operacionais, administrativas e de atendimento. Alguns exemplos são:

  • Ensino Fundamental: açougueiro, ajudante de cozinha e de padeiro, auxiliar de serviços gerais, balconista, confeiteiro, cozinheiro, motorista, operador de máquinas, padeiro, repositor, vigia e mais;

  • Ensino Médio: Assistente administrativo, assistente de RH, auxiliar pricing, conferente, eletricista, encarregado, fiscal de caixa, locutor, operador de caixa, mecânico de máquinas e mais;

  • Ensino Superior: Analista de controle de qualidade, analista de RH, analista de logística, gerente de loja e subgerente de loja.

Realizada na unidade Supermarket Coelho Neto (Av. Pastor Martin Luther King Jr., 10125), a ação acontece no dia 16 de julho das 8h às 15h. O atendimento será realizado por ordem de chegada e as senhas começam a ser distribuídas às 7h30. Para mais informações, acesse o site oficial do Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência!