
Pesquisa da Kantar revela queda do consumo de itens básicos

O consumo dos brasileiros no primeiro semestre de 2018, em comparação com os seis primeiros meses do ano passado, riscou itens básicos da lista de compras nos supermercados. É o que afirma a Kantar Worldpanel, que monitora semanalmente 11.300 lares em todo o país.
De acordo com os dados apurados pela Kantar, quase 440.000 domicílios deixaram de comprar papel higiênico no período estudado – queda de 0,8% de penetração. O creme dental, que registrou declínio de 1,1% também em penetração, deixou de entrar em mais de 600.000 lares.
Entre os alimentos, destaque para a queda do extrato de tomate, não sendo comprado por mais de 1,2 milhão domicílios no período estudado, e para a farinha de trigo, que não entrou na despensa de mais de um milhão de lares brasileiros.
Uma possível explicação é que os produtos podem ter sido estocados ou adquiridos menos de uma vez a cada seis meses, indicando uma redução na frequência de compra.
| Perdem lares compradores | Var. Pen% (p.p) | Nº lares perdidos |
| Óleo Soja | -0,5 | -274.194 |
| Massa Tradicional | -0,6 | -329.033 |
| Cereal Tradicional | -0,8 | -438.711 |
| Papel Higiênico | -0,8 | -438.711 |
| Sabonete | -0,9 | -493.550 |
| Cloro | -0,9 | -493.550 |
| Leite Pasteurizado | -0,9 | -493.550 |
| Café Torrado | -0,9 | -493.550 |
| Creme Dental | -1,1 | -603.228 |
| Leite Uht | -1,2 | -658.067 |
| Shampoo | -1,8 | -987.100 |
| Farinha De Trigo | -1,9 | -1.041.939 |
| Sabão Em Pedra | -2,0 | -1.096.778 |
| Esponja De Aço | -2,0 | -1.096.778 |
| Extrato de tomate | -2,2 | -1.206.456 |
Notícias relacionadas
-
no-related-news

