pesquisa.jpg

Pesquisa da ASSERJ revela: o clima está pra sopas e caldos e vira pauta do RJTV!

25/07/2025 • Last updated 4 Months

Economia
pesquisa.jpg

Levantamento realizado pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) revela que 85,9% dos cariocas consomem caldos e sopas diversas vezes por semana durante o inverno. A pesquisa, que ouviu 403 consumidores da cidade, aponta que as promoções e ofertas da estação são os principais fatores que influenciam as compras, enquanto 80,4% dos entrevistados preferem fazer suas compras presencialmente nos supermercados.

Apesar do Rio de Janeiro ser conhecido por seu clima ameno nesta estação, o inverno de 2025 trouxe temperaturas mais baixas, estimulando mudanças nos hábitos de consumo. Segundo o estudo, 50,4% dos consumidores afirmam consumir caldos e sopas até duas vezes por semana, e 35,5% optam por esses pratos quentes três vezes ou mais no período. A preferência é clara: 69,5% preferem comprar os ingredientes para preparar suas refeições em casa, enquanto 30,5% optam pelos produtos prontos para consumo. O levantamento ainda mostra que 41,2% dos entrevistados preparam refeições mais elaboradas durante o inverno, e 19,1% afirmam cozinhar mais e experimentar pratos diferentes. Além disso, 38,2% aumentam o consumo de massas nesta época.

As promoções são o principal motivador das compras de inverno para 66,5% dos consumidores, seguidas pelo clima frio, que influencia 23,1%, e por sugestões de receitas ou kits prontos, que impactam 10,4%. Quanto às compras por impulso, 39,2% admitem que acontecem ocasionalmente, geralmente quando encontram boas ofertas, e 21,3% afirmam que são mais frequentes em dias frios. Por outro lado, 39,5% dizem que raramente compram por impulso.

Em relação a comidas e bebidas típicas do inverno, a pesquisa confirma a preferência por queijos, vinhos e chocolates. Cerca de 33% dos cariocas dizem que o frio aumenta o consumo de bebidas alcoólicas, enquanto 27% mantêm os mesmos hábitos independentemente do clima, e 40% não consomem álcool. Entre os que bebem, o vinho é consumido semanalmente por 16,9%, ocasionalmente por 26,8%, e raramente por 56,3%. Sobre a possibilidade de comprar kits de inverno prontos com vinho, queijo e pão, 37,5% afirmaram que comprariam com certeza, e 33% dependeriam do preço.

No caso dos queijos, 58,1% dos consumidores aumentam o consumo durante o inverno. O chocolate também é bastante apreciado, com 42,7% preferindo chocolate em barra ou bombons, 37% optando por chocolate quente, e 20,3% escolhendo sobremesas à base de chocolate.

“O estudo evidencia que, mesmo em um estado de clima predominantemente tropical, o inverno altera os hábitos de consumo dos cariocas. O aumento da procura por caldos, massas, queijos e vinhos reforça a necessidade de os supermercados adaptarem suas ofertas à sazonalidade. Além disso, a pesquisa confirma que a experiência de compra presencial continua valorizada, o que torna essencial para o varejo supermercadista oferecer não apenas preços competitivos, mas também soluções práticas e alinhadas às demandas dos consumidores”, comenta Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.

TV GLOBO - O levantamento realizado pela ASSERJ ganhou destaque no RJTV, o principal telejornal da TV Globo no estado. Assistam AQUI à matéria para entenderem melhor essas tendências e aproveitarem as oportunidades que o inverno traz para o comércio.

https://www.youtube.com/watch?v=gOmT0KRyOt8