varejo supermercadista

Outubro de retomada: varejo supermercadista volta a subir

17/12/2025

Economia
varejo supermercadista

O setor supermercadista recuperou fôlego em outubro, demonstrando força de recuperação. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PMC/IBGE), mostram que, no 10º de 2025, a receita dos supermercados do nosso estado voltou a subir após duas quedas, com alta de 0,7% em termos reais, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Com a elevação, no acumulado de janeiro a outubro, os supermercados apresentam crescimento de 1,1%, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo intervalo de 2024.

"Os dados divulgados pelo IBGE reforçam aquilo que temos acompanhado de perto, mesmo em um cenário desafiador, o varejo supermercadista do Rio de Janeiro segue resiliente e robusto, com capacidade de reação e mantendo seu compromisso com o consumidor. Ou seja, seguimos em um movimento consistente de fortalecimento, inovando e garantindo abastecimento e preços competitivos para milhões de famílias”, destaca Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e da Associação das Américas de Supermercados (ALAS).

“Vamos continuar trabalhando ao lado dos associados, do Poder Público e de toda a cadeia produtiva para que esse índice suba ainda mais. O Rio de Janeiro precisa de um varejo forte, e os supermercados têm cumprido seu papel nesse processo", finaliza Fábio Queiróz.