Serra-Azul-Vulnerabilidade-Social-1.jpg

O varejo muda vidas! Ação do Serra Azul promove inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade

07/08/2025 • Last updated 4 Months

Associados em foco
Serra-Azul-Vulnerabilidade-Social-1.jpg

O varejo supermercadista é um segmento essencial da economia fluminense. Mas nosso setor é mais que isso. É também um motor social, um agente promotor de dignidade humana. Um grande exemplo disso vem da Região Serrana e do resultado da parceria entre a rede Serra Azul, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e a Casa do Trabalhador, da subsecretaria de emprego e renda da prefeitura de Nova Friburgo, que não abriu apenas vagas de emprego, mas uma nova perspectiva de vida. O projeto tem transformado histórias, promovendo a inserção no mercado formal de trabalho de pessoas que estavam em situação de rua ou em extrema vulnerabilidade social, além de postos para a população acima de 50 anos.

Serra Azul - Vulnerabilidade Social 2

"Com essa parceria tivemos acesso a esse programa da prefeitura que atende várias classes da população. O impacto dessa ação vai além da contratação, porque movimenta a economia da região e gera benefícios sociais, proporcionando estabilidade financeira e bem-estar para muitas famílias", frisa William Molinari, gestor de RH do Serra Azul.

Molinari prossegue: "Demos oportunidade de emprego para pessoas que estavam com certa vulnerabilidade social, inclusive, a ponto de estarem vivendo na rua. Elas eram tratadas por esse programa da prefeitura. Por conta da empregabilidade que tiveram conosco, carteira assinada, estão conseguindo cumprir com as suas obrigações pontualmente. É uma ação conjunta que muda vidas. Temos funcionários que antes não tinham onde morar, mas hoje têm casa, mobília e pagam contas em dia. Foi devolvida a dignidade e a cidadania dessas pessoas".

Serra Azul - Vulnerabilidade Social 3

O subsecretário de Trabalho e Renda de Nova Friburgo, João Toledo, reforça a importância da atuação integrada com a rede Serra Azul: "Normalmente, as pessoas em situação de vulnerabilidade chegam até os CRAS em busca de auxílio. Estarmos presentes significa encurtar o caminho para a autonomia desses cidadãos. Eles não são apenas direcionados aos benefícios do município, mas também ao mercado de trabalho. Estamos contratando cidadãos com maior necessidade de inclusão, que enfrentam barreiras reais para obter renda e sustento. E é isso que torna essa ação ainda mais valiosa".

A iniciativa do Serra Azul segue ativa, oferecendo novas oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade e também para indivíduos da faixa etária acima dos 50 anos, promovendo uma inclusão constante mudando cada vez mais vidas.

A ASSERJ parabeniza a iniciativa da rede e reforça que nosso setor tem compromisso com o desenvolvimento social. A força do varejo supermercadista está sempre disponível para a população, desde o abastecimento da mesa do fluminense à promoção da cidadania e a transformação de histórias de vida.