
O que vai bombar no Dia dos Pais nos supermercados? Pesquisa da ASSERJ revela

O Dia dos Pais promete aquecer o varejo supermercadista em 2025. Segundo levantamento da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), as redes associadas estão otimistas quanto ao desempenho das vendas para a data, impulsionado por campanhas promocionais e pelo forte apelo emocional da ocasião — que, este ano, cai logo após o quinto dia útil do mês, período em que tradicionalmente há maior fluxo de consumo.
Com isso, as comemorações devem ganhar protagonismo nos lares brasileiros, com consumidores optando por encontros familiares em casa — especialmente com churrascos preparados com carinho. A aposta no "churrasco do paizão" se repete em diversas redes supermercadistas, que esperam crescimento expressivo nas vendas de carnes, bebidas e itens relacionados à ocasião, como carvão e utensílios para preparo.
Para o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, mais do aumento de vendas, o momento é uma ótima oportunidade de reforçar laços, fidelizar clientes. “O setor entende o poder emocional da data e se prepara para oferecer não apenas produtos, mas experiências que transformam um simples almoço em uma lembrança marcante”, afirma.
Esse cenário de otimismo é refletido nas redes associadas. Na Redeconomia Reunidos, por exemplo, a expectativa é de um aumento de 20% nas vendas em comparação com o ano passado. “O Dia dos Pais é quase sinônimo de churrasco. Os itens mais vendidos são picanha, chuleta, baby beef, linguiças especiais, pão de alho, queijo com alho... tudo para um almoço especial. A venda já começa a aquecer durante a semana, pois muitos consumidores antecipam as compras”, explica Thiago Cunha, diretor comercial da rede.
A Redeconomia Princesa também prevê bons resultados, com estimativa de crescimento entre 5% e 10%. A rede aposta em cortes de carne voltados para churrasco, bebidas em geral — como cervejas artesanais e vinhos —, além de produtos de maior valor agregado. “A data é boa, logo após os pagamentos do início do mês, então a expectativa é positiva. Vamos trabalhar intensamente carnes e bebidas, com promoções específicas e até cervejas artesanais com 50% de desconto”, destaca João Márcio, diretor comercial.
No Supermarket, a tradição do churrasco também dita o ritmo das vendas. “O que mais sai é carne. O pessoal realmente faz churrasco para comemorar. Nesses itens, observamos um crescimento médio de 4% a 5% em relação ao período regular”, afirma Elias Monteiro, gerente da unidade Padrão do Fonseca, em Nova Iguaçu. Além disso, bebidas — inclusive destiladas — e itens de perfumaria, como desodorantes e barbeadores, também entram na lista de compras para presentear os pais.
Para além das vendas, algumas redes estão apostando em ações promocionais e campanhas temáticas para fortalecer o relacionamento com os consumidores. É o caso da Casa do Sabão, que promove a campanha “Churrasco do Paizão”. Até o Dia dos Pais, cada compra dá direito a um cupom para concorrer a kits especiais. Gabriel Matos, CMO do grupo, destaca: “As categorias que concentram nossas apostas são carnes e açougue — com destaque para cortes tradicionais de churrasco —, bebidas como cervejas e refrigerantes, além de carvão e utensílios. Nossa expectativa é de crescimento entre 5% e 10% nas vendas dessas categorias”.
Na mesma linha, a Redeconomia Bom de Preço prepara ações promocionais específicas, com sorteios do tradicional “kit do pai”, recheado com produtos típicos de churrasco e bebidas. “Nossa estratégia é preparar a loja para essa demanda, com foco total em carnes e bebidas, alcoólicas e não alcoólicas. Historicamente, temos um crescimento médio de 20% nas vendas dessas categorias na semana que antecede a data”, afirma Edemir Oliveira, diretor da rede.
Fechando o circuito de ações para a celebração, a Rede Market aposta em experiências únicas para atrair os clientes com apoio da indústria. Diogo Augusto, coordenador de Marketing da rede, revela que a marca fechou uma parceria com a Ambev: na compra de dois packs de Antarctica Original Latão (473ml), o cliente concorre a uma viagem para a fábrica da Ambev em Petrópolis — um atrativo a mais para transformar o Dia dos Pais em uma celebração ainda mais especial. "Buscamos um aumento de 35% nas vendas do produto."
Notícias relacionadas
-
no-related-news

