
Mais recordes de emprego! Varejo supermercadista segue avançando em 2025! ASSERJ explica cenário

Os supermercados fluminenses continuam aquecendo o mercado de trabalho em 2025 com números recordes de emprego. Segundo dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o setor apresentou saldo positivo de 417 vagas formais no estado do Rio de Janeiro em agosto, no balanço entre contratações e demissões.
Este foi o sétimo mês consecutivo de resultados positivos, superando o avanço registrado em julho, quando o superavit de vagas ficou em 319. Com esse resultado, o Rio de Janeiro teve o quinto melhor desempenho do país no mês.
No cenário nacional, o setor supermercadista abriu 5.728 vagas formais no mês. Também foi o sétimo mês seguido de crescimento, mas abaixo do registrado em agosto de 2024, quando foram criados 8.212 postos de trabalho. Todas as regiões brasileiras tiveram desempenho positivo, com 16 dos 27 entes federativos apresentando resultado de contratações no azul em agosto.
No acumulado do ano, os supermercados do Rio de Janeiro contabilizam um saldo de 3.168 vagas abertas. Esse é o melhor resultado para o período desde o início da série histórica, em 2007, e cerca de 66,5% acima do registrado no mesmo período de 2024 (1.902 vagas). No comparativo com os demais estados, o Rio ficou na quarta posição, atrás de São Paulo (10.350 vagas), Paraná (3.488) e Minas Gerais (3.262).
No total do país, o setor supermercadista gerou 28.647 postos de trabalho formais nos primeiros oito meses do ano. Todas as regiões tiveram saldo positivo, com o melhor resultado na série histórica para o intervalo até agosto e em torno de 36,8% acima do acumulado no mesmo período de 2024 (20.937 vagas abertas).
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, destaca: "Os números confirmam a força do varejo supermercadista fluminense na geração de empregos formais e consolidam a sequência de consecutivos crescimentos como uma realidade do setor. Isso mostra a resiliência das nossas redes e reforça nosso papel estratégico. Estamos falando de um segmento que, além de garantir o abastecimento da população, tem se mostrado decisivo na geração de empregos e no fortalecimento da economia do estado do Rio de Janeiro. É também um reconhecimento da importância dos supermercados como um setor essencial, que permanece crescendo e gerando oportunidades. Na ASSERJ, temos o compromisso de apoiar esse crescimento, sempre com foco na valorização do trabalho, na competitividade, no desenvolvimento socioeconômico do nosso estado e na melhor prestação de serviço ao consumidor", destaca Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.
A ASSERJ parabeniza o trabalho e esforço dos associados para alcançar mais um resultado histórico, chancelando 2025 como um ano de crescimento e expansão do nosso setor, contribuindo diariamente com a melhor qualidade de vida para a população fluminense. Seguimos apoiando todos, para geração de oportunidades e fortalecimento do nosso estado.
Notícias relacionadas
-
no-related-news

