
Gamificação, experiência e memória afetiva! Como a Rede Market encanta clientes com ação de aniversário?

Dar ao cliente um minuto para pegar o que quiser nas gôndolas e colocar em seu carrinho. Pelo quinto ano consecutivo, essa é a grande ação da Rede Market para celebrar seu aniversário. Parece relativamente simples, certo? Se você concorda com essa ideia, com certeza está cometendo algum erro no relacionamento com o seu consumidor. A campanha do grupo é muito mais do que meramente uma bonificação de compras. É experiência na essência do negócio. É criação de vínculo e memória afetiva por meio da diversão, do sorriso e, evidentemente, das compras.
Gamificar uma ativação não é uma tarefa fácil. Requer planejamento, parceria com a indústria, eficiência operacional e engajamento dos times. E absolutamente nada disso fará sentido se não houver uma estratégia para seduzir o cliente. Esse passo a passo é cumprido com êxito singular pela Rede Market no "Minuto de Compras". Nesta terça-feira, 7 de outubro, o grupo deu início à primeira parte da ativação de seu 39º aniversário. Nove consumidores sorteados ganharam a chance de acelerar seus carrinhos pela unidade do Cais, no Centro de Angra dos Reis (na verdade, 11 clientes foram sorteados, mas 2 são residentes de Paraty e participarão da ação em uma loja da cidade).
"Tivemos aqui nove ganhadores de um minuto de compras grátis da campanha que faz parte do aniversário Rede Market. A ação ainda continua e mês que vem teremos mais 11 ganhadores. Uma promoção incrível, que culmina em um dia festivo, hoje, aqui na loja do Cais. Os ganhadores encheram seus carrinhos e garantiram suas premiações", destaca Lucas Almeida, designer da rede e "locutor" da corrida.
A largada foi dada!A estrutura da loja é totalmente preparada para receber a ação. Tudo para garantir a melhor experiência (e diversão) possível. Tanto para o cliente que participa, quanto para os que assistem.
Primeiro, a forma de realização é explicada para os participantes. Depois, cada consumidor sorteado tem o seu minuto só para si. Ele traça o circuito que pretende fazer em 60 segundos e explica a rota para a equipe de marketing da Rede Market. Feito isso, a "pista" é preparada. Como? Os colaboradores da loja indicam o caminho, todos, incentivando o cliente a correr até o objetivo que ele definiu.
Depois da buzina soar e a bandeirada tremular, o cronômetro dispara e o carrinho acelera. O frenesi é geral. Funcionários efusivos, cliente participante elétrico, além daqueles que assistem, se perguntam o que está acontecendo ou torcem para ser o próximo sorteado. Em comum? Todos se divertem.
Entre um sorteado e outro, pausa para o pit-stop. Repositores entram em ação, ajeitam as gôndolas e colocam novos produtos no lugar dos que foram pegos. Tudo em questão de poucos minutos. Enquanto isso, o burburinho está criado. Todos na loja comentam o desempenho do piloto do carrinho e fazem suas apostas no próximo, que já aquece os motores para entrar na corrida.
É uma gamificação baseada puramente na experiência. E de forma coletiva, já que o impacto nos presentes pode gerar compras na intenção de participar da campanha. Para o vencedor, uma memória extremamente pessoal e íntima com a marca, além de um carrinho cheio.
"A sensação é eletrizante. Eu já tenho uma relação de nascença com a Rede Market. Sou nascida e criada em Angra e todas as compras da minha casa são feitas aqui. Eu achei incrível a ação e estou muito feliz com as minhas compras", relata a cansada Amanda, primeira participante da ação.
Como funciona o "Minuto de Compras"Para concorrer ao sorteio, os clientes podem, até o fim deste mês, aproveitar ofertas exclusivas em todas as lojas da Rede Market para participar da promoção, que conta com incentivos em pontos na compra de produtos de indústrias parceiras. Outro diferencial das ações deste ano é a valorização de colaboradores. Primeiro, com a divulgação da campanha de Aniversário, que tem como personagens os próprios integrantes da equipe de marketing, trazendo proximidade e autenticidade à comunicação (Ana Alice Venâncio de Oliveira, diretora de marketing; Diogo Augusto, coordenador; Rayane Bastos, analista; Lucas Almeida, designer; e Aline Santana, auxiliar de marketing). Ao final, a ação também contemplará os funcionários do time da Rede Market, que terão sua própria versão do "Minuto de Compras", com sorteios internos em todas as lojas, reforçando o espírito de celebração coletiva e valorização de pessoas.
"O aniversário da Rede Market é sempre tratado como uma grande oportunidade para reforçar o compromisso com os clientes, oferecendo preços competitivos, qualidade e promoções diferenciadas. A campanha foi planejada para gerar encantamento e engajamento, com expectativa de crescimento nas vendas em categorias estratégicas e foco no fortalecimento do CRM, que já alcançou a marca de 100 mil clientes cadastrados. A meta agora é ampliar essa base e fidelizar mais clientes durante o período. Outro atrativo são os produtos aceleradores, divulgados semanalmente nas redes sociais e aplicativo 'Rede Market Plus' que garantem números da sorte extras aos clientes", destaca Diogo Augusto, coordenador de marketing da Rede Market.
Diogo Augusto reforça: "Estamos muito animados com a campanha deste ano. Nossa expectativa é superar os resultados do último aniversário, ampliando nossa base de clientes cadastrados e fortalecendo o vínculo com quem já faz parte da nossa história. Projetamos um crescimento significativo em categorias estratégicas, mas, acima de tudo, queremos que cada cliente sinta que faz parte dessa celebração junto com a gente".
O varejo supermercadista é feito de pessoas e experiência conquistaCampanhas como o 39º Aniversário da Rede Market e o "Minuto de Compras", que aliam inovação, interatividade, experiência no cliente e valorização de colaboradores são essenciais em um setor onde a diferenciação não se dá apenas por preço, mas por valores e experiências tangíveis ao consumidor. Esses movimentos reforçam todos os papéis desempenhados pelo nosso setor, exemplificando a importância do varejo supermercadista para o dia a dia de todos os envolvidos em nosso segmento, além de mostrar que a dedicação na arte de encantar traz mais do que resultados financeiros, traz fidelização, com emoção.
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