Conecta-Dia-1-scaled.jpg

Conecta Varejo: programação do 1º dia!

29/07/2025 • Last updated 4 Months

Por dentro da asserj
Conecta-Dia-1-scaled.jpg

Estamos cada vez mais perto da nova edição do Conecta Varejo. Neste ano, o encontro acontece entre os dias 12 e 15 de agosto, no Armazém 3 do Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio. Sob o tema "O mundo que transforma o varejo, o varejo que transforma o mundo", o evento será uma avalanche de conhecimento, networking, negócios e muitos debates sobre tecnologia, inovação, os futuros do setor varejista e da sociedade. Vale sempre lembrar que foi o Conecta que originou o Rio Innovation Week. Seu modelo de evento voltado para varejo supermercadista, baseado nos pilares da tecnologia e inovação, foi para além das gôndolas e, no RIW, conversa com todos os segmentos da sociedade, colocando o Rio de Janeiro no centro das atenções das tendências mundiais nos seus 4 dias de atuação. Já listamos todos os motivos do por que você, associado e seus colaboradores, não deve perder. Agora, vamos apresentar a programação de cada dia e reforçar que: o Conecta é o ponto de encontro do varejo que olha para um futuro de oportunidades.

A dinâmica do Conecta

Reunindo lideranças, marcas, especialistas e decisores do varejo nacional para debater as transformações que estão moldando e definindo os rumos setor, o evento será distribuído em trilhas temáticas, com programação intensa, voltada para inovação, vendas, comportamento do consumidor, branding, liderança e novas tecnologias, entre outras. Aqueles que marcarem presença terão acesso às discussões do mais alto nível, com insights relevantes e reflexões estratégias aplicáveis à realidade dos supermercadistas, ressaltando o melhor preparo para atender ao consumidor do futuro, mais exigente, conectado e em busca de experiências que unam conveniência, preço justo e propósito.

11h -11h45 | Trilha: Inovação | Tema: Para além da IA: o que nos resta em um mundo em transformação exponencial

Abrindo o palco do Conecta, Lucas Daibert, sócio e vice-presidente de estratégia da Binder, destacará as transformações nas formas de atuação e geração de valor que profissionais passarão nos próximos anos frente às mudanças alavancadas pela tecnologia. Detalhando dados e cases, a apresentação será uma reflexão do que seguirá como essencial para carreiras e negócios. Um momento de repensar em que apostar e o que realmente faz a diferença.

12h-12h45 | Trilha - Liderança | Tema: Liderança Inovadora

Dafna Blaschkauer - Conecta Varejo Dia 1

Na sequência, haverá o primeiro tema da trilha "Liderança". A keynote Dafna Blaschkauer, fundadora e CEO da SuperJump, abordará a importância da liderança inovadora em tempos de transformação acelerada e provocará reflexões sobre o papel dos líderes na construção de empresas ágeis, criativas e resilientes. Será um grande convite a repensarmos, juntos, como o varejo supermercadista pode desenvolver o papel da liderança moderna, que precisa inspirar equipes, tomar decisões baseadas em dados e, ao mesmo tempo, ser uma agente de inovação e adaptabilidade.

13h-13h45 | Trilha: Tendência | Tema: Saturados: Prazer, conexão e consumo. Como os jovens estão lidando com os estímulos

A trilha de Tendência abrirá com o painel "Saturados: prazer, conexão e consumo", com Flávia Molina (Camil) e Guilherme Martins (DIAGEO). A conversa irá explorar como as novas gerações lidam com excesso de estímulos e o que isso significa para marcas e varejistas. O que eles buscam? Que tipo de experiências e posicionamentos? Nesse cenário, o setor supermercadista poderá entender melhor como se comunicar e como criar experiências de compra que dialoguem com os valores desses consumidores, gerando conexões autênticas e relevantes.

Camila Salek - Conecta Varejo Dia 1

14h15-14h45 | Trilha: Experiência do Consumidor | Tema: Jornada não-linear - o novo mapa do varejo

Já na trilha de Experiência do Consumidor, teremos a keynote Camila Salek, autora, palestrante e futurista em varejo. Ela apresentará uma visão abrangente sobre a jornada de compra fragmentada e imprevisível dos tempos atuais, provocando questionamentos essenciais sobre como atender e agradar um consumidor que hoje transita entre canais físicos e digitais. Será um momento de compreensão sobre como atuar em múltiplos canais de forma integrada, oferecendo experiências personalizadas e cada vez melhores, baseadas em dados coletados e escuta ativa do consumidor.

15h-15h45 | Trilha: Branding | Tema: Branding: como criar uma marca além do óbvio

A trilha de Branding contará com falas de Fernando Andreazi, cofundador da Rebu, que discutirá como construir marcas fortes e relevantes, que vão além do produto, em mercados altamente competitivos. Para os supermercadistas, o conteúdo será essencial para entender como uma boa estratégia pode, e deve, ir além, gerando identificação e criando vínculos com os consumidores, superando desafios de posicionamentos.

16h-16h45 | Trilha: Vendas | Tema: Passado, Presente E Futuro do Live Commerce

Ciro Bottini - Conecta Varejo Dia 1

O painel abrirá a trilha de "Vendas" com o encontro entre o apresentador e keynote Ciro Bottini, referência em vendas televisivas, e Rodrigo Farah, head of Brand, Media and Social Commerce da Shopee, para debater o crescimento das vendas ao vivo. Será um momento de imersão no formato Live Commerce, analisando o passado e o presente e projetando o futuro, compreendendo como unir entretenimento e conversão pode movimentar o seu negócio, transformando a forma como consumidores descobrem e se interessam pelos produtos. Nosso setor precisa estar mais do que atento a esse canal para engajar e vender, nas mais diversas plataformas, por meio de demonstrações, promoções exclusivas e envolvimento com o público.

17h-17h45 | Palestra: Stellantis

Encerrando a programação da tarde, a palestra da montadora Stellantis trará uma visão sobre tecnologia, mobilidade e inovações que impactam a área logística. O setor é um ponto extremamente delicado e estratégico para o varejo supermercadista, especialmente em questões sobre transporte e abastecimento de lojas. Cada detalhe pode ser fundamental e criar soluções mais práticas, ágeis e otimizadas em custos tanto para o varejo, quanto para a indústria parceira.

18h-18h45 | Trilha: Retail Media | Tema: Retail Media na prática: como o varejo brasileiro está monetizando dados e audiência

Na última palestra do dia, a trilha de "Retail Media" trará a apresentação de Roberta Becker, diretora digital do St. Marché, para apresentar cases reais de como o varejo brasileiro está transformando seus canais próprios em plataformas de mídia, gerando receita com dados e audiência. Compreender esse novo cenário que se apresenta é de suma importância para gerar novas formas de receita, ampliando a rentabilidade e fortalecendo o relacionamento com parceiros da indústria e fornecedores.

Tendências e oportunidades: resumo do Dia 1

Com um primeiro dia repleto de temas estratégicos, o Conecta Varejo reforça sua importância como um espaço de inovação e aprendizado para o varejo, dentro do Rio Innovation Week. A abertura do nosso palco também reafirma o compromisso da ASSERJ com o aperfeiçoamento, capacitação e desenvolvimento do varejo supermercadista. Nos dias seguintes, esses temas serão abordados por outras óticas, além da apresentação de outros pontos como, inteligência artificial e inteligência de mercado, entre outros, sempre com o mesmo objetivo de ajudar você, supermercadista, indústria e suas equipes, a antecipar os novos passos e sair na frente de forma competitiva.

Acompanhe a cobertura completa e novidades aqui no site da ASSERJ.

Se você ainda não se inscreveu, a hora é essa. Associados ASSERJ têm acesso gratuito, fale com a SAA.