Representantes do Bar da Lapa e da Abrasel participam do SRE Cast

Bar da Lapa e Abrasel debatem os desafios do setor; confira em mais um episódio do SRE Cast

No bate-papo gravado na 36ª SRE - Super Rio Expofood, Alexandre Serrado e Roberto Takahashi debatem lições da pandemia e a busca por profissionalização no mercado alimentar

17/08/2026

Indústria em cena
Representantes do Bar da Lapa e da Abrasel participam do SRE Cast

Representantes do Bar da Lapa e da Abrasel participam do SRE Cast

O SRE Cast, podcast gravado durante a 36ª edição da SRE - Super Rio Expofood, reuniu especialistas para discutir os temas mais quentes dos setores supermercadista, alimentar e de food service. Entre os convidados ilustres que passaram pelo programa, estão Alexandre Serrado, proprietário do Bar da Lapa, e Roberto Takahashi, especialista da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Ao lado dos apresentadores João Jota e Jean Giehl, a dupla analisou o cenário atual do setor de alimentação fora do lar, apontando os principais desafios dos últimos anos e a importância de se manter atualizado no mercado. O episódio completo está no canal da ASSERJ no Youtube!

Memórias da pandemia

Durante a conversa no SRE Cast, Alexandre Serrado relembrou os impactos da pandemia da Covid-19 no comércio. Em 2020, o fechamento dos estabelecimentos trouxe graves prejuízos para empresários e colaboradores.

"Os empregados estavam sem receber e nós não podíamos fazer nossos negócios. Foi muito sofrido. [...] Foram tiradas 50% das mesas, mas o aluguel e a folha continuaram 100%, e não conseguia viver com 100% do faturamento", explicou o proprietário do popular Bar da Lapa, localizado no Centro do Rio de Janeiro.

Para lidar com a crise, Alexandre se reuniu com outros empresários do setor para discutir soluções que pudessem manter os negócios vivos em meio às adversidades.

Atualização do mercado

Olhando para o futuro do mercado, Roberto Takahashi destacou a urgência de acompanhar as transformações tecnológicas: "O que não sabemos hoje em dia, perguntamos para a IA. Afinal de contas, quem não acompanhar, fica para trás", disse.

O especialista relembrou sua trajetória ao longo dos anos, destacando sua passagem de 16 anos pela franqueadora do McDonald's. Neste período, aprendeu os processos e recebeu oportunidades em todos os departamentos. "Isso me preparou em relação a projetos, comunicação e estratégias corporativas. Me gerou a base do que sou hoje", afirmou

Takahashi reforçou a importância da constante capacitação dos times para garantir a sobrevivência no setor:

"Eu tenho dado consultoria para o pessoal da Abrasel, montando a universidade corporativa deles. O intuito é justamente levar conhecimento para as pessoas. 99% dos empresários, principalmente desse segmento, abrem seus negócios pela emoção, e não pela razão", disse.

A força da SRE no varejo fluminense

Tanto Roberto quanto Alexandre elogiaram o papel estratégico da SRE - Super Rio Expofood em promover o encontro entre as maiores empresas do setor. Roberto comparou a edição atual com as anteriores e exaltou sua rápida expansão.

"A SRE está com um movimento muito forte. Várias marcas e empresários que eu não via aqui, estão presentes. Vocês têm aqui um campo riquíssimo", apontou Takahashi. "Não é só uma base dos supermercadistas. Hoje, é voltada para todos os fornecedores, fabricantes e produtores na área de alimentação".

Alexandre Serrado concordou com a análise e completou: "A SRE é uma chance de resgate de um evento dessa magnitude no Rio de Janeiro".

Fique por dentro de todas as novidades do setor. Fale com o Comercial e participe da próxima SRE - Super Rio Expofood, o melhor evento B2B das Américas para o food service e o varejo supermercadista.